quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Jogos Olimpicos de Munique foram há 40 anos


Hoje cumprem-se 40 anos desde o massacre na aldeia olímpica de Munique, na Alemanha, levado a cabo em 1972 pelo grupo terrorista palestiniano ‘Setembro Negro’. O ataque terminou com a morte de 11 atletas israelitas.

O Massacre de Munique ocorreu durante os Jogos Olímpicos de Verão de 1972, na Alemanha, e resultou na morte de 11 elementos da equipa olímpica de Israel, que foram tomados de reféns e assassinados por membros do ‘Setembro Negro’.

A operação de resgate correu mal  e termina com 11 atletas israelitas mortos: David Berger, Ze'ev Friedman, Joseph Gottfreund, Eliezer Halfin, Joseph Romano, Andrei Schpitzer, Amitsur Shapira, Kahat Shor, Mark Slavin, Yaakov Springer e Moshe Weinberg.

Quatro décadas depois, o desporto olímpico assinala este atentado terrorista, numa altura em que o mundo vive um cenário de instabilidade, com constantes ameaças de grupos extremistas.

Autor: Joana Teles

in: http://www.ptjornal.com/2012090510607/geral/mundo/massacre-do-setembro-negro-passaram-40-anos-do-ataque-em-munique-durante-os-jogos.html