quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Faz hoje 736 anos que era eleito o Papa Português


Filósofo e médico, nascido em Lisboa, provavelmente em 1205, fez os primeiros estudos na escola catedral olisiponense, e depois em Paris, vindo a ser nomeado Papa com o nome de João XXI, a 13 de Setembro de 1276.
As opiniões confluem, para lhe atribuir a autoria do Tractatus, depois chamado Summulae logicales, manual pelo qual se procedeu ao ensino da lógica nas mais prestigiadas universidades europeias, até ao século XVI, dando-lhe projecção e importância bastante para figurar na Divina Comédia de Dante. Embora não conhecesse as mil transcrições da obra de Paulo Orósio, são mais de três centenas os manuscritos conhecidos da sua obra e quase outras tantas as edições impressas nos séculos XVI e XVII.
A parte teoricamente mais importante desta obra é constituída pelos tratados que dão corpo à «logica modernorum» e, dentro desta, a problemática «de proprietatibus terminorum», vulgarmente conhecida como «lógica terminista», onde se inclui a distinção entre a significatio e a suppositio, que não sendo originaria de PH, é por ele magistralmente exposta.