segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Dia Internacional da Alfabetização

A 8 de Setembro comemora-se o Dia Internacional da Alfabetização, uma efeméride que, mais uma vez, nos relembra os dados disponibilizados pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

De acordo com o relatório Global de Controlo sobre Educação da UNESCO, estima-se que haja no mundo 781 milhões de adultos analfabetos. Destes, cerca de 520 milhões são mulheres. A somar a estes dados, aproximadamente 103 milhões de crianças não têm acesso à escola e, consequentemente, não aprendem a ler, escrever e contar.

As regiões Sul e Oeste da Ásia são as que possuem maior taxa de adultos analfabetos com 41,6 por cento, seguida pela África subsariana, com 40,3 por cento, e pelos Estados Árabes, com 37,3 por cento. Os países com maior índice de analfabetismo são o Burkina Faso (87,2 por cento),  o Níger (85,6 por cento) e o Mali (81 por cento).

O estudo demonstra ainda uma clara relação entre o analfabetismo e a pobreza severa. Em países como Bangladesh, Etiópia, Gana, Índia, Moçambique e Nepal, onde 75 por cento da população sobrevive com menos de dois dólares por o dia, as taxas de analfabetismo estão acima dos 37 por cento e o número de iletrados ultrapassa os 5 milhões.

Em Portugal, segundo o Instituto Nacional de Estatística, baseado nos dados apurados com os Censos de 2001, a taxa de analfabetismo situava-se nos 9,03 por cento.


in Novas Oportunidades /Dia Internacional da Alfabetização