quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Comemorações da Batalha do Buçaco


batalha do bussaco site
A Batalha do Buçaco (ou Bussaco, de acordo com a grafia de então), integrada na última das três invasões napoleónicas a Portugal (com início em julho de 1810 e termo em abril de 1811), foi uma das inúmeras batalhas travadas entre os exércitos francês e anglo-luso, no entanto, os antecedentes relativos à sua preparação, bem como as consequências de um só dia de confronto (27 de setembro de 1810), elevam-na a um plano operacional de enorme conceito militar, não só pelo que ela representa nos seus termos mais objetivos – derrota das brigadas do comandante supremo Marechal André Masséna -, mas principalmente pelo que ela representou na preparação de um confronto seguinte que decidiria o enfraquecimento definitivo do invasor francês nas Linhas de Torres Vedras. 
MUSEU MILITAR
Situado no pequeno lugar de Almas do Encarnadouro, na Serra do Buçaco, o Museu Militar recolhe nas suas salas o espólio da Batalha do Buçaco travada em 27 de setembro de 1810 entre as tropas napoleónicas sob o comando do Marechal Massena e as anglo-lusos, comandadas pelo Duque de Wellington.
O Museu Militar do Buçaco, inaugurado em 27 de setembro de 1910, por ocasião do 1º Centenário da batalha, com a presença do Rei D. Manuel II, mostra nas suas salas o rico legado da época, nomeadamente peças militares do principio do Séc. XIX, figuras uniformizadas, guiões e medalhas, material e equipamento diversos, uniformes, gravuras, uma peça de campanha de 9 libras que tomou parte na batalha e respetiva guarnição, evocações miniaturizadas e uma completa maquete mostrando as posições das forças em combate.