quinta-feira, 28 de julho de 2011

Quando a Fé é Coragem

O padre Nguyen Van Ly regressou à cadeia no Vietname, após ter sido condenado a oito anos de prisão, em 2007, pela sua oposição ao regime de partido único, e libertado em 2010, por causa da sua saúde.
O site AsiaNews, do Pontifício Instituto das Missões Estrangeiras (Santa Sé) revela hoje que o sacerdote foi detido esta segunda-feira no escritório do bispo de Hue (centro do país), onde se encontrava em prisão domiciliária.
“Os agentes policiais fizeram-se acompanhar por uma ambulância”, indica a agência católica, frisando que o padre Van Ly se encontra parcialmente paralisado, devido às suas “graves condições de saúde”, que tinham levado à libertação da cadeia em março do ano passado.
O sacerdote tinha recomeçado a enviar textos que denunciavam o Partido Comunista e acusava o governo vietnamita de “graves violações dos direitos humanos”.
O padre Van Ly, nascido em 1946, foi preso pela primeira vez no final da década de 70 do século XX, tendo passado quase 20 anos na cadeia.
A sua última condenação deveu-se à acusação de estar na origem do ‘Bloco 8406’, movimento a favor da democracia criado em 8 de abril de 2006.
O sacerdote foi também um dos editores do jornal clandestino ‘To Do Ngon Luan’ (Liberdade e Democracia).

Lisboa, 26 jul 2011
http://www.agencia.ecclesia.pt/