quarta-feira, 6 de abril de 2011

Invenção do Lápis

O dia 6 de Abril é apontado como data provável da invenção do Lápis.

Em 1564, um enorme depósito de grafite foi descoberto perto de Borrowdale, Cumbria, Inglaterra. E os habitantes locais descobriram que era muito útil para marcar ovelhas. Este depósito particular de grafite era extremamente puro e sólido, sendo facilmente transformado num pau para desenhar.

Os primeiros lápis de grafite surgem após a descoberta desta fonte de grafite pura em Inglaterra. As barras de grafite eram cortadas em pedaços e posteriormente embrulhadas em peles de ovelha ou cordeiro, ou ainda em cordões. O mineral era misturado com gomas, resinas e colas. Esta mistura era então colocada numa ranhura de um pedaço de madeira, geralmente cedro e atado com um cordel. À medida que a mina se ia gastando, o cordel era desenrolado.

Com o lápis expressamos ideias, criamos formas de comunicações que influenciam muito a nossa vida. O lápis poderá ter surgido, numa versão rudimentar, durante o Império Romano, consistindo num pedaço de metal fino utilizado para escrever nos papiros, habitualmente feito a partir de chumbo.

Lápis de Grafite