sexta-feira, 15 de abril de 2011

E esta, hein?

Faz hoje 109 anos que nasceu Fernando Luís de Oliveira Pessa, emAveiro.

Em 1934 candidatou-se aos quadros da recém criada Emissora Nacional, tendo ficado classificado em segundo lugar e, como gostava de sublinhar, “sem cunhas”. Iniciou, assim, uma carreira que nunca tinha pensado seguir.
Com uma semana de rádio, Pessa fez a sua primeira reportagem: a cobertura de um festival de acrobacia aérea na antiga Porcalhota, actual Amadora.
Após quatro anos na Emissora Nacional, foi convidado para trabalhar na BBC, em Londres. Começou por trabalhar com sotaque na secção brasileira e só quando um colega português adoeceu foi chamado para ler o noticiário. Neste ambiente sofreu os bombardeamentos alemães sobre Londres e se profissionalizou e notabilizou como correspondente durante a Segunda Guerra Mundial.
Depois da notoriedade enquanto repórter de guerra na BBC, realizou a primeira emissão em directo da RTP, em 7 de Março de 1957, na Feira Popular de Lisboa.

Entrou para os quadros da RTP apenas a 1 de Janeiro de 1976, já com 74 anos. E foi o mais idoso jornalista português
A célebre expressão “E esta, hein?” marcou a sua carreira como repórter televisivo, quando denunciava situações menos agradáveis do quotidiano do país nos seus "bilhetes postais".
Reformou-se em 1995, com 93 anos de idade.


Fernando Pessa faleceu a 29 de Abril de 2002, no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, poucos dias depois de completar 100 anos.