segunda-feira, 19 de setembro de 2016

JORNADA DE ORAÇÃO PELA PAZ

«O Santo Padre deseja que o próximo dia 20 de Setembro
seja celebrado por todas as Dioceses do mundo como Jornada de Oração pela Paz, em concomitância com o Encontro Inter-religioso a que Sua Santidade irá presidir marcado para a cidade italiana de Assis nesse dia».
 “Na próxima terça-feira, vou deslocar-me a Assis para o encontro de oração pela paz nos 30 anos daquele histórico [encontro] convocado por São João Paulo II. Convido as paróquias, associações eclesiais e os fiéis de todo o mundo a viver este dia como uma jornada de oração pela paz”, disse, no Vaticano.
Francisco falava perante milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro para a recitação da oração do ângelus, que ali acontece semanalmente ao meio-dia de Roma (menos uma hora em Lisboa).
“Hoje, mais do que nunca, temos necessidade de paz nesta guerra que está por todo o lado, no mundo. Rezemos pela paz”, apelou.
O encontro de Assis assinala o 30.º aniversário do primeiro evento do género, promovido pelo Papa João Paulo II; o santo polaco repetiu o gesto em 1993 e 2002.
O agora Papa emérito Bento XVI também promoveu encontros em Assis, em 2006 e 2011.
O Papa Francisco vai encontrar-se esta terça-feira com seis vencedores do Prémio Nobel da Paz e um grupo de 25 refugiados, para além de vários líderes religiosos e culturais.
“A exemplo de São Francisco, homem de fraternidade e de mansidão, somos todos chamados a oferecer ao mundo um forte testemunho do nosso compromisso comum pela paz e a reconciliação entre os povos”, disse hoje o pontífice argentino.
“Terça-feira, todos unidos em oração, que cada um reserve um tempo, aquilo que puder, para rezar pela paz. Todo o mundo unido”, pediu.