quarta-feira, 21 de setembro de 2016

21 DE SETEMBRO, DIA MUNDIAL DA DOENÇA DE ALZHEIMER



AMOR MAIÚSCULO
Um homem de idade já bem avançada veio à clínica onde trabalho, para fazer curativo na mão ferida.
Estava apressado, dizendo-se atrasado para um compromisso, e enquanto o tratava perguntei-lhe qual o motivo da pressa.
Ele disse-me que precisava ir a um lar de idosos para, como sempre, tomar o pequeno almoço com a sua mulher que estava ali internada...
Disse-me que ela já lá estava há algum tempo, porque tinha a doença de Alzheimer bastante avançada.
Enquanto acabava de fazer o curativo, perguntei-lhe se ela não se alarmaria, por ele chegar mais tarde.
- Não. Ela já não sabe quem eu sou. Faz quase cinco anos que não me reconhece.
Estranhando, perguntei-lhe:
- Mas se ela já não sabe quem o senhor é, porque essa necessidade de estar com ela todas as manhãs?
Ele sorriu e dando-me uma palmadinha na mão, disse:
- É. Ela não sabe quem eu sou…mas eu contudo sei quem ela é
Ao meus olhos lacrimejaram enquanto ele saía, e pensei:
"Esse é o género de amor que eu quero para a minha vida."
O verdadeiro amor não se reduz ao físico, nem ao romântico. O verdadeiro amor é a aceitação de tudo o que o outro é, do que foi, do que será e... do que já não é..."