quinta-feira, 23 de junho de 2016

Jogos Olímpicos Rio2016

Gastão Elias viu confirmado o seu apuramento para os Jogos Olímpicos Rio 2016 após algumas desistências de atletas que figuravam na lista inicial, onde o tenista português havia ficado a seis lugares da qualificação.
Actualmente no 94º lugar do Ranking ATP, o atleta da Lourinhã junta-se a João Sousa na prova de singulares masculinos, naquela que será a primeira vez na história em que o Ténis nacional terá dois atletas na prova de singulares no maior evento multidesportivo do mundo, depois das presenças de Rodrigo Castro em 1924 e Bernardo Mota em 1992. Em Pares é que Portugal já esteve presente por três vezes, com Bernardo Mota como denominador comum em todas as duplas, em 1992 e 1996 com Emanuel Couto, e em 2000 com Nuno Marques.
Em aberto está a possibilidade de os dois atletas participarem na prova de pares, mas essa questão ainda não está definida, sendo decidida em função dos pares que ocupem as vagas inicialmente atribuídas e da decisão do COI em termos de preenchimento do quadro competitivo desta variante.
As vagas conseguidas pela Missão Portuguesa sobem assim para 86, em quinze modalidades, ultrapassando assim o registo de há quatro anos em que Portugal teve 76 atletas em competição, de 13 modalidades diferentes (face a Londres 2012, apenas o Remo não repete presença, mas Portugal vai agora competir em Futebol, Taekwondo e Ténis, ao invés de há quatro anos).
in