terça-feira, 12 de fevereiro de 2013


 O cardeal-patriarca de Lisboa afirmou hoje que a decisão de Bento XVI de renunciar ao pontificado, anunciada esta segunda-feira, “faz história” e acaba com o “tabu de que o Papa era intocável”.
“É uma decisão de grande lucidez, de grande generosidade”, disse D. José Policarpo, a respeito da resignação de Bento XVI, a primeira na história da Igreja em quase 600 anos.
Segundo o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, os futuros Papas “estarão muito mais livres após este gesto histórico de Bento XVI”, que representa um “momento muito significativo” para a vida da Igreja.
O patriarca de Lisboa elogiou a “lucidez, coragem e humildade” do Papa cessante ao tomar esta decisão e diz que a mesma se insere no espírito de renovação promovido pela última reunião mundial de bispos católicos, que decorreu há 50 anos.
“Até ao Concílio Vaticano II (1962-1965) vivíamos num contexto civil e eclesiástico em que os grandes cargos eram vitalícios: príncipes e reis, superiores gerais das ordens religiosas, os bispos diocesanos”, recordou.
D. José Policarpo diz que, após o Concílio, fica claro que “a pessoa deve estar capaz” de exercer “estes grandes serviços da Igreja”, confessando-se ele próprio “à espera da nomeação do sucessor” na Diocese de Lisboa.
“A disponibilidade para o serviço pode passar também pela renúncia ao cargo que se tem”, acrescentou.

Lisboa, 12 fev 2013 (Ecclesia) 
http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?tpl=&id=94373