terça-feira, 3 de maio de 2011

A Dignidade da Pessoa Humana

 O novo presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) comentou hoje em Fátima o anúncio da morte de Osama Bin Laden, líder da Al-Qaeda, afirmando que “a violência gera sempre violência”.

.“Tenhamos todos consciência de uma coisa e penso que os grandes poderes mundiais têm de a ter: a violência nunca é solução para nada”, afirmou D. José Policarpo aos jornalistas, após ser conhecida a sua eleição para a presidência da CEP.
.
“Se a notícia tivesse sido dada ‘tentámos prender o senhor, houve resposta de tiroteio e num tiroteio o senhor morreu’… agora dizer ‘matámo-lo, finalmente conseguimos matá-lo’, é contra toda uma antropologia, é a dignidade da pessoa humana que está em questão”, prosseguiu.
.
Para o cardeal-patriarca de Lisboa, “a maneira como isto acabou é triste”.
.
Questionado se a morte de Bin Laden vai “acicatar ódios”, o cardeal José Policarpo reafirmou que “a violência gera sempre violência”..
“Ao longo da história esta é uma das componentes que nós devíamos todos, os responsáveis das nações, meditar muito: a violência nunca é solução para nada, a não ser que ela seja inevitável na autodefesa, agora a violência como método, não é solução para nada”, declarou.

Fátima, Santarém, 03 mai 2011
in Ecclesia http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?&id=85541