terça-feira, 25 de julho de 2017

Santiago Maior, Apóstolo

Resultado de imagem para santiago apóstolo

As festas em honra do padroeiro de Espanha e da Galiza vivem os seus momentos mais altos durante os chamados “Fogos do Apóstolo”, a Oferenda do Santo e o emocionante momento da oscilação do incensário ("Botafumeiro") da Catedral.

Segundo a lenda, foi a aparição dos restos do Apóstolo Santiago que originou a criação da capital galega. Santiago de Compostela converteu-se rapidamente em cidade santa, juntamente com Jerusalém e Roma, e em centro de peregrinações, dando lugar ao Caminho de Santiago (Património da Humanidade).

O 25 de Julho é o Dia de Santiago, mas as festas começam cerca de dez dias antes, quando é apresentado um programa completo de exposições, representações teatrais, espetáculos de rua e concertos musicais. Ao meio-dia do dia 24, os sinos da catedral anunciam o que ocorrerá nessa noite. A Plaza del Obradoiro enche-se de luz e cor com um espetáculo que transporta os visitantes para um mundo mágico. O mais surpreendente são as projeções multidimensionais sobre a Catedral, que parece ganhar vida. Além disso, é tradição queimar um castelo pirotécnico que é uma imitação da fachada. As danças regionais e a música de gaitas de foles também participam na festa. Concertos e arraiais preenchem todos os cantos da cidade para celebrar o Dia de Santiago. Na Catedral tem lugar a Oferenda ao Santo e o "Botafumeiro". Trata-se de um enorme incensário que percorre a grande velocidade o cruzeiro menor do templo, enchendo-o de fumo de incenso.
O botafumeiro. Missa do peregrino na Catedral de Santiago de Compostela.