quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Papa institui "Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação"

Resultado de imagem para gerês

1 de Setembro passa será "Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação"

O Papa Francisco instituiu o "Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação”, acolhendo a sugestão do Metropolita Ioannis de Pérgamo, representante do Patriarca Ecuménico Bartolomeu, durante a apresentação da Encíclica Laudato Si sobre o cuidado da casa comum.
A decisão foi comunicada por carta ao cardeal Peter Turkson, presidente do Conselho Pontifício Justiça e da Paz, e ao cardeal Kurt Koch, presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos.
A data escolhida coincide com a data escolhida pela Igreja Ortodoxa que já celebra esta data há alguns anos.
Para o Papa Francisco, os católicos devem ajudar a contribuir para a superação da crise ecológica que a humanidade está a viver pois «a espiritualidade não está desligada do próprio corpo nem da natureza ou das realidades deste mundo, mas vive com elas e nelas, em comunhão com tudo o que nos rodeia».
Para o Santo Padre esta efeméride será uma preciosa oportunidade de “renovar a pessoal adesão à própria vocação de custódios da criação, elevando a Deus o agradecimento pela obra maravilhosa que Ele confiou ao nosso cuidado, invocando a sua ajuda para a protecção da criação e a sua misericórdia pelos pecados cometidos contra o mundo em que vivemos. A celebração deste dia, na mesma data, com a Igreja Ortodoxa, será uma ocasião profícua para testemunhar a nossa crescente comunhão com os irmãos ortodoxos.”
O Papa Francisco recorda ainda que vivemos num tempo em que todos os cristãos enfrentam desafios idênticos, aos quais, devemos dar respostas comuns. Por isso deseja envolver também outras Igrejas e Comunidades eclesiais, de forma a ser celebrado em sintonia com as iniciativas que o Conselho Mundial de Igrejas promove sobre este tema.