segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Dia Internacional do Vinho

É já na próxima segunda-feira, dia 27 de Janeiro, que se assinala o "Dia Internacional do Vinho do Porto" – uma iniciativa lançada em 2012 pelo Center for Wine Origins, instituição fundada pelo Instituto dos Vinho do Douro e Porto juntamente com Comité Interprofissional dos Vinhos de Champanhe.

"A ideia por detrás deste evento prende-se com a importância de recordar aos consumidores que o Vinho do Porto, que representou cerca de 0,7% das exportações portugueses em 2011, é um vinho fortificado genuíno e singular, feito apenas no norte de Portugal, no vale do Douro. Há vários países que produzem imitações de Vinho do Porto, como os EUA, Argentina, África do Sul ou Austrália, criando confusão e dúvida no consumidor sobre qual é o original e qual é a cópia".

Evento de um dia, no qual qualquer um, em qualquer lugar, pode participar e fazer parte da celebração, basta que para isso abra uma garrafa de vinho do Porto, desfrutando-a com a família e os amigos.

O Center for Wine Origins foi fundado em 2005, localizado em Washington D.C. (EUA), esta organização está envolvida em muitas atividades que têm por finalidade educar consumidores, políticos e os media sobre a importância de manter os rótulos das garrafas de vinho precisos.