quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Fé, História e Arte de Mãos dadas

Itinerários da Fé 2013 

Itinerários da Fé é uma iniciativa organizada pela Paróquia de São Nicolau, à qual se associa a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, e tem como fim estabelecer o diálogo entre a fé e a herança cultural da cidade de Lisboa.
Trata-se de um percurso pedestre, na zona nobre da capital, em torno da dimensão histórica, arquitectónica, e monumental da fé cristã. Os participantes terão oportunidade de conhecer a Ermida de Nossa Senhora da Vitória, a Igreja de São Nicolau, a Igreja da Conceição Velha e a Igreja e o Museu de São Roque.
A primeira ermida dedicada a Nossa Senhora da Vitória foi fundada em 1556. Destruída pelo terramoto de 1755, a sua reconstrução iniciou-se em 1765 e terminou apenas em 1824. Na capela-mor encontra-se uma imagem de Nossa Senhora da Vitória, atribuída a Machado de Castro.
As origens da igreja de São Nicolau remontam ao século XII, embora o presente edifício seja do século XVIII. Com profundas obras de restauro efectuadas em 2003, a Igreja caracteriza-se pela sua nave única, com o tecto decorado com notáveis pinturas de Pedro Alexandrino. 
Construída no século XVIII, a Igreja da Conceição Velha integra o Portal Manuelino, representando Nossa Senhora da Misericórdia, parte da anterior Igreja da Misericórdia, destruída pelo terramoto de 1755. Outra das riquezas da Igreja é a imagem de Nossa Senhora do Restelo.
Entre as nove capelas da Igreja de São Roque, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, merece particular destaque a Capela de São João Baptista, obra-prima 
da arte europeia do século XVIII. Encomenda régia de D. João V, a Capela impõe-se como verdadeira jóia do Barroco italiano, nacional e internacionalmente reconhecida. 
A imagem utilizada na divulgação dos itinerários é o pormenor (Pomba) de um dos painéis da Capela de São João Baptista, da Igreja de São Roque, e simboliza os 
valores da Fé, Arte e História que estão associados ao conceito desta iniciativa.
De Outubro a Dezembro, este itinerário realiza-se todos os segundos sábados do mês, às 10h00. 

As visitas, organizadas para grupos entre 15 e 30 pessoas, 
requerem marcação prévia junto à Paróquia de São Nicolau (tel. 218 879 549).