segunda-feira, 3 de junho de 2013

Banco Alimentar Contra a Fome recolhe 2445 toneladas de alimentos

Mais de 39 mil voluntários ajudaram na campanha este fim de semana

A rede de Bancos Alimentares contra a Fome recolheu este fim de semana 2445 toneladas de géneros alimentares, numa ação que mobilizou 39.200 voluntários.
"Estes números evidenciam uma extraordinária adesão e mostram que a solidariedade dos portugueses é maior do que a crise", afirmou Isabel Jonet, Presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares contra a Fome, num comunicado a que a Agência ECCLESIA teve acesso.
"Os resultados impressionam tanto mais quanto sabemos que muitos dos que contribuem estão numa situação muito difícil e provam ainda que os portugueses se unem quando acreditam e quando os projetos são claros e mobilizadores".
A campanha contou com a ajuda de 389 200 pessoas que realizaram tarefas de recolha nos 1181 estabelecimentos comerciais, transporte, pesagem, separação e acondicionamento dos produtos nos 20 armazéns espalhados pelo país.
De acordo com o Banco Alimentar os géneros recolhidos vão ser distribuídos a partir desta segunda-feira a 2221 Instituições de Solidariedade Social, que os entregam a “389200 pessoas sob a forma de cabazes de alimentos ou refeições confecionadas”.
De acordo com os dados da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome, em 2012 foi distribuído um total de 28323 toneladas de alimentos, com o valor estimado de 39651 milhões de euros, numa média diária de 113 toneladas por cada dia útil.

Até 9 de junho será ainda possível doar alimentos através da compra de vales à venda nas superfícies aderentes ou no site www.alimentestaideia.net.

Lisboa, 03 jun 2013 (Ecclesia) 
http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?tpl=&id=95743