terça-feira, 23 de outubro de 2012

A Fé vivida em conjunto


A pessoa e o grupo
A fé tem duas dimensões: a pessoal e a comunitária. A fé é, antes de mais, uma relação pessoal com Deus. Mas a fé é também uma vivência comunitária. A Igreja é um grupo de pessoas, uma comunidade, que têm uma fé comum. Acreditamos que Jesus é o Filho de Deus, que ressuscitou.
Muitos acreditamos do mesmo modo. E somos todos em conjunto que dizemos em que acreditamos. Ninguém pode dizer: sou eu que tenho a verdade toda acerca de Deus. Nós, como grupo de crentes, como comunidade, temos um património comum. Possuímos algo que nos liga a todos. A fé que tens liga-te a milhões de pessoas que não conheces, mas que acreditam em Jesus, como tu e eu acreditamos. Por isso é possível a maravilha de celebrar uma Eucaristia com milhares de jovens, de muitas raças e culturas, unidos por uma mesma realidade: a fé em Jesus Cristo Ressuscitado! Não é belo?

Vibrações
Podes rezar a Deus, no cantinho do teu quarto. É como escutar um CD sozinho. E isso é bom; faz-nos falta. Mas quando se vai ao concerto desse grupo, descobre-se que existem muitos outros que também vibram com a mesma música. E quando vibramos todos em conjunto, a beleza da música fica mais gravada cá dentro.
Existem muitas formas de estarmos em Igreja. Pode ser no nosso grupo. Pode ser na grande reunião dos cristãos: a Eucaristia do domingo. Aí podes descobrir que à tua volta há gente que acredita, tal como tu acreditas! E a força que fica quando falamos de Deus em conjunto?!

in