sexta-feira, 28 de outubro de 2011

XLI CURSO DE FORMAÇÃO DE RESPONSÁVEIS DE SERVIÇOS
 Fátima, 15/18 de Setembro

Dos Açores, o Senhor D. Aurélio mandou-nos uma bela mensagem:

Longe da vista mas próximo pelo coração, saúdo todos, augurando os melhores frutos do vosso encontro e saudando o Senhor D. Serafim (Graça de Deus para a continuação do vosso trabalho). Pedindo o lembrem sempre em vossas orações, roga para todos as melhores bênçãos do Senhor. P. Delgada, 11 de Setembro de 2011.
+ Aurélio, Bispo Em. de Angra

À semelhança do ano passado, só estiveram presentes membros da Junta Nacional e das Juntas de Braga e de Viana do Castelo.
Sem desanimar, continuámos e continuaremos !
Também os animadores foram os mesmos: Senhor D. Serafim Ferreira e Silva, Senhor Dr. José António Furtado Fernandes e os Bombeiros Voluntários de Fátima. Mas, claro, tudo foi diferente. A mensagem do Senhor D. Serafim incidiu sobre o Voluntariado Cristão; a do Dr. Furtado Fernandes, sobre os Segredos de uma comunicação eficaz. Transcrevemos, na última página desta Folha IN VIA, uma das reflexões que nos apresentou num vídeo que circula na internet. Os Bombeiros recordaram-nos e deram novos conselhos práticos de primeiros socorros.
O Senhor D. Serafim lembrou que o voluntariado cristão - fenómeno sociológico moderno, que, em si, é uma riqueza - exige empreendedorismo, criatividade, competência, saber amar, ouvir, perdoar. Não somos voluntários “à força”, mas sim, “com força”, que a vamos buscar tomando a vitamina O. (O de ORAÇÃO) - No voluntariado, “há caminhos não andados”…
O voluntariado cristão tem presente o valor da vida eterna de cada pessoa que acolhe.
Exige aperfeiçoamento constante. Há que chamar os novos !