terça-feira, 22 de março de 2011

Vaticano assinala Dia Mundial da Água, 22 de Março

(Ecclesia) – O jornal do Vaticano lembra a celebração do Dia Mundial da Água, que hoje se assinala, afirmando que se trata de “uma riqueza a subtrair às leis do mercado”.
O Dia Mundial da Água é uma iniciativa nascida em 1992, na Conferência sobre o Ambiente e o Desenvolvimento, promovida pela ONU no Rio de Janeiro.
Todos os anos morrem quase cinco milhões de pessoas, sobretudo crianças, por causa das doenças associadas ao consumo de água não potável ou a carências hídricas.
A questão tem merecido várias intervenções do actual Papa e dos responsáveis do Vaticano, destacando-se, no artigo de «L’Osservatore Romano», a mensagem para o dia da Santa Sé na Exposição internacional de Saragoça (Espanha), em 2008, sobre água e desenvolvimento sustentável.
Nesse texto, Bento XVI afirma que, “a água bem essencial e indispensável que o Senhor deu ao homem para manter e desenvolver a vida” é considerada “um bem que deve ser especialmente protegido através de claras políticas nacionais e internacionais”.
O Papa contesta “as posições daqueles que consideram e tratam a água apenas como um bem económico”, assinalando que “a sua utilização deve ser racional e solidária, fruto de uma sinergia equilibrada entre o sector público e o privado”.
Na Mensagem para o Dia Mundial da Paz 2010, Bento XVI alertava para a “questão, hoje mundial, da água e ao sistema hidrológico global, cujo ciclo se reveste de primária importância para a vida na terra, mas está fortemente ameaçado na sua estabilidade pelas alterações climáticas”.
Em 2007, numa mensagem escrita por ocasião do Dia Mundial da Água, o Papa afirmava que “a água é um direito inalienável", pedindo que todos possam ter acesso a ele, "em particular quem vive em condições de pobreza".
O Dia Mundial da Água tem como tema, em 2011, «Água para as cidades – respostas ao desafio urbano».

OC
Internacional
Agência Ecclesia
2011-03-22
11:19:11