quinta-feira, 24 de março de 2011

Modelo para a Juventude

Celebra-se hoje, um pouco por todo o mundo, o Dia Mundial da Juventude.
Desde sempre se vem identificando esta época da vida, como aquela em que mais se procuram modelos de vida, desafios, heróis ou mesmo ídolos.
Para nós cristãos o Herói, o modelo a seguir é sem dúvida Jesus Cristo!
Ao longo da história temos sido abençoados por Deus com Vidas que nos marcam, nos deixam exemplos e modelos de vidas dedicadas a imitar Jesus Cristo.
Faz hoje 31 anos que D. Óscar Romero foi assassinado enquanto proferia a sua homília dominical, na sua diocese.
Deu a vida por aquilo em que acreditava! Por ter escolhido seguir Jesus Cristo!
Parece apropriado que no Dia Mundial da Juventude, façamos eco de verdadeiros modelos de vida, exemplos a seguir, heróis dos nossos dias.

Biografia de D. Óscar Romero
Nascido em  Ciudad Barrios, em El Salvador, a 15 de Agosto de 1917 numa familia de origens humildes.
Em 3 de fevereiro de 1977 foi nomeado Arcebispo de San Salvador. Escolhido como arcebispo pelo seu conservadorismo, uma vez nomeado aderiu à não-violência, posição que o levou a ser comparado a Mahatma Gandhi e a Martin Luther King. Óscar Romero passou a denunciar, nas suas suas homilias dominicais, as numerosas violações de direitos humanos em El Salvador e manifestou publicamente a sua solidaridade com as vítimas da violência política, no contexto da Guerra Civil de El Salvador.
Na homilia de 11 de novembro de 1977, Monsenhor Romero afirmou: "a missão da Igreja é identificar-se com os pobres. Assim a Igreja encontra sua salvação."
Óscar Romero foi assassinado enquanto celebrava missa, a 24 de março 1980, por um atirador de elite do exército salvadorenho. A sua morte provocou uma onda de protestos em todo o mundo.
Foi declarado servo de Deus pelo Papa João Paulo II.