quarta-feira, 22 de novembro de 2017

SANTA CECÍLIA - Padroeira dos Músicos

O Dia de Santa Cecília celebra-se a 22 de novembro.
Santa Cecília era filha de um senador romano e cristã desde criança. Contra sua vontade, a bela jovem foi prometida em casamento pela família a um homem chamado Valeriano, a quem confessou na noite de núpcias estar sob a proteção de um anjo, desejando manter a pureza cristã.
Valeriano ficou impressionado e acedeu ao desejo da esposa, convertendo-se ao cristianismo. Valeriano terá visto, após a conversão, o anjo de Cecília e depois de relatar o sucedido a seu irmão Tibúrcio, este também se converteu. Perante a recusa de negar a fé cristã, os dois irmãos foram condenados à morte e decapitados.
Também Santa Cecília foi submetida a castigos, como banhos de água a ferver e inalação de vapores em prisão domiciliária, mas escapou ilesa à morte e ainda converteu alguns soldados. Frustrado, o governador Almachius mandou executar a santa, sendo preciso três golpes (o número máximo de golpes por degola) para deitar Cecília por terra. Santa Cecília caiu mas o seu pescoço não cedeu. Foi nesta posição que a santa foi encontrada, com o corpo ainda incorrupto no século XVI e foi nesta posição que ela foi esculpida para a posterioridade.
Santa Cecília é a santa da Igreja Católica com mais basílicas e igrejas na Europa. É a padroeira da música sacra, dos músicos e dos poetas. Diz-se que Santa Cecília cantou a Deus enquanto morria martirizada e que mesmo após resistir aos três golpes no pescoço ainda se ouviam os seus cânticos.