segunda-feira, 23 de junho de 2014

Viva Portugal!



Rui Costa já nos habituou a proezas que mais nenhum português consegue (ser campeão do mundo, por exemplo), mas neste domingo concretizou uma que mais ninguém no mundo foi capaz de fazer: vencer pela terceira vez consecutiva a Volta à Suíça. O currículo da prova helvética, uma das mais importantes Voltas mundiais logo a seguir às três grandes, apresenta agora o mesmo nome nas três últimas edições.


Tal como há um ano, o ciclista nascido na Póvoa de Varzim saltou para a liderança da geral com uma vitória na derradeira etapa. Se em 2013 decidiu tudo na crono-escalada final, neste domingo foi o melhor num dia de alta montanha. Foi um sucesso, o primeiro com a camisola arco-íris de campeão mundial e também o primeiro ao serviço da Lampre, em que ficaram patentes as suas melhores qualidades, ao recuperar de terceiro para primeiro da geral.

“Foi um dia duro, mas em que me senti bem e as minhas pernas puderam responder ao que pedia a cabeça”, escreveu Rui Costa no seu site. “Ganhar uma vez é bom, duas vezes é excelente, mas ganhar três vezes consecutivas é fantástico”.