sexta-feira, 1 de junho de 2012

Família e Educação dos Filhos

Gerar e criar é também educar.
A educação requer, antes de mais, um ambiente familiar de paz e de amor. Pela palavra e testemunho, no dia a dia, os pais são os primeiros e os mais determinantes educadores dos seus filhos. Educar os filhos é transmitir-lhes, de modo normal e ocasional, valores consistentes para a vida, aproveitando os momentos e acontecimentos que para isso se proporcionam. A educação ensina a tomar consciência de que não estamos sós no mundo e que saber relacionar-se com os outros é garantia de harmonia e paz. Ensinar a saudar as pessoas, a pedir desculpa e a pedir licença, a agradecer, a ouvir e a falar com respeito, a ajudar e a estar atento aos outros, a ganhar amor ao trabalho e ao dever, a ser verdadeiro e justo, é moldar o coração de uma criança ao seu crescimento harmónico e à convivência sadia com os demais, dentro e fora da família.
Tem hoje um especial sentido educar para a liberdade, a afectividade, a verdade, a solidariedade, a honestidade, a justiça e a paz.
A missão educativa da família é partilhada com a escola, e os pais não podem descurar o dever de uma boa e activa relação com os professores e educadores dos seus filhos, participando em reuniões e encontros e empenhando-se em tarefas necessárias ao processo educativo.

in A Família Cristã - reflecte, dialoga e reza, Bispos das Dioceses do Centro