Reverendíssimos Padres,
Caríssimos Irmãos,
Sua Santidade o Papa Leão XIV convocou toda a Igreja para um dia de Oração e Jejum pela Paz, no próximo dia 22 de agosto, memória litúrgica da Virgem Santa Maria, Rainha, «suplicando ao Senhor que nos conceda paz e justiça e que enxugue as lágrimas de quantos sofrem devido aos conflitos armados em curso» (Audiência geral, 20 de agosto de 2025).
Peço que em todas as celebrações da Santa Missa, assim como noutros momentos de oração litúrgica ou não litúrgica, se faça especial menção desta intenção. Também nos momentos de oração em família, será muito bom que se elevem a Deus súplicas por esta intenção. Os Párocos e todos os padres deverão, nos meios que têm ao seu alcance, fazer eco deste pedido do Santo Padre junto de todos os cristãos a que consigam chegar.
A convocação deste dia de Oração e Jejum pela paz na memória que marca o oitavo dia depois da celebração da Assunção de Nossa Senhora ao Céu, recorda que a paz é dom de Deus, pelo que, mais que por meio de estratégias humanas e negociações diplomáticas – também tudo isso, mas não só isso –, pedimos a Deus que conceda «aos nossos tempos a desejada tranquilidade, para constituirmos uma só família na paz e vivermos em caridade fraterna» (Oração coleta, Missa «A Virgem Maria, Rainha da Paz», Missas da Virgem Santa Maria).
Lisboa, 20 de agosto de 2025
† Rui, Patriarca de Lisboa