segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

“Desafios pastorais da pandemia à Igreja em Portugal”


A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) divulgou, no dia 1 de janeiro, a reflexão “Desafios pastorais da pandemia à Igreja em Portugal” (que pode ser lida na íntegra aqui http://www.conferenciaepiscopal.pt/v1/desafios-pastorais-da-pandemia-a-igreja-em-portugal/), com 53 pontos, sublinhando a necessidade de uma cultura de proximidade e de novas vizinhanças.

O documento sublinha ainda a importância da participação das novas gerações para uma “renovação e conversão pastoral”. “O domínio do digital dá-lhes uma forma nova de ver a realidade. Além disso, são peritos na abertura à novidade, ao diferente, às pessoas e aos povos. Com eles a fraternidade é mais possível”, lê-se. 
A CEP aponta ainda à edição internacional da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que Lisboa vai receber no verão de 2023, pedindo que os jovens sejam “agentes da evangelização”. 
“Que Maria, a Mãe do Evangelho, acompanhe todos os seus filhos, os assista nos perigos desta pandemia e lhes dê a saúde esperada, juntamente com a paz, a solidariedade e o conforto do amor recíproco. Todos irmãos e irmãos de todos”, conclui o documento.