sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Benjamim Franklin


Hoje também recordamos Benjamin Franklin, escritor, tipógrafo, político, inventor, cientista, estadista e diplomata e um dos líderes da revolução americana.
A sua inteligência, acima da média, aliada a uma curiosidade agudíssima e a uma paixão enorme pelo conhecimento, conjugada com a preocupação de atingir elevados padrões morais, levaram-no das suas origens modestas à riqueza pessoal e a um importante papel na comunidade social onde se inseria.
Foi actor nos grandes palcos onde se desenrolaram os acontecimentos que levaram à independência dos Estados Unidos da América, estando a sua assinatura presente nos três documentos que deram origem ao novo país: a Declaração de Independência, o Tratado da Independência e a Constituição de 1787 (actualmente ainda em vigor).
Para além das suas invenções e estudos, teve tempo para se dedicar à música, à filosofia e ao ensino. Como autor, dedicou-se a muitos temas e géneros, desde a ética filosófica, ao jornalismo, aos escritos científicos e à sátira.