sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Papa Francisco, 50 anos de sacerdócio: a serviço de Deus e do seu povo


Uma vocação nascida na experiência do perdão de Deus que, para Francisco, se transformou em vida sacerdotal a ser doada com alegria e simplicidade. O sacerdote, diz o Papa, vive no meio do povo com o coração misericordioso de Jesus.

Já se passaram 50 anos. Era 13 de Dezembro de 1969: Jorge Mario Bergoglio, apenas quatro dias antes do seu 33º aniversário, foi ordenado sacerdote. Sua vocação remonta a 21 de Setembro de 1953, memória de São Mateus, o publicano convertido por Jesus: durante uma confissão teve uma profunda experiência da misericórdia de Deus. Foi uma alegria imensa que o levou a tomar uma decisão "para sempre": tornar-se sacerdote.

"O santo é capaz de viver com alegria e senso de humor", recorda o Papa aos sacerdotes citando São Filipe Neri ou a oração do bom humor de São Tomás Moro. É uma alegria que vem da união com Jesus e da fraternidade. "O senso de humor é uma graça que peço todos os dias" - disse em Novembro de 2016, numa entrevista concedida à Tv2000 e à Rádio InBlu - porque "o senso de humor eleva você, faz ver o provisório da vida e tomar as coisas com um espírito de alma redimida. É uma atitude humana, mas é a mais próxima à graça de Deus". É um sinal de uma grande maturidade espiritual que nasce do Espírito Santo.

Sergio Centofanti - Cidade do Vaticano