quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Coroa do Advento


Ela é tão simples quanto bonita: um círculo feito de ramos verdes, geralmente de pinheiros, ciprestes ou cedros. A esta grinalda dá-se o nome de Coroa do Advento.


Nos domingos de Advento, existe o piedoso costume de as famílias e as comunidades católicas se reunirem em torno de uma coroa para rezar.  Em cada uma das quatro semanas do advento acende-se uma nova vela, até que todas sejam acesas.

Origem
A Coroa de Advento tem sua origem na Europa. No inverno, os seus, ainda, bárbaros habitantes acendiam algumas velas que representavam a luz do Sol. Afirmavam, assim, a esperança que tinham de que a luz e o calor do astro-rei voltaria a brilhar sobre eles e aquecê-los.
Com o desejo de evangelizar aquelas almas, os primeiros missionários católicos que lá chegaram quiseram, a partir dos costumes dos da terra, ensinar-lhes a Fé e conduzi-los para Jesus Cristo.
Foi assim que, criaram a "coroa do advento", carregada de símbolos, ensinamentos e lições de vida.

A forma circular
O círculo não tem princípio, nem fim. É interpretado como sinal do amor de Deus que é eterno, não tendo princípio e nem fim.
O círculo simboliza também o amor do homem a Deus e ao próximo que nunca deve se acabar, chegar ao fim. O círculo ainda traz a ideia de um "elo" de união que liga Deus e as pessoas, como uma grande "Aliança".

Ramos verdes
Verde é a cor que representa a esperança, a vida.
Deus quer que esperemos a sua graça, o seu perdão misericordioso e a glória da vida eterna no final de nossa vida terrena.

Quatro velas
O advento tem quatro semanas, cada vela colocada na coroa simboliza uma dessas quatro semanas.
No início a Coroa está sem luz, sem brilho, sem vida: ela lembra a experiencia de escuridão do pecado.
À medida em que nos aproximamos do Natal, a cada semana do Advento, uma nova vela vai sendo acesa, representando a aproximação da chegada até nós Daquele que é a Luz do mundo, Nosso Senhor Jesus Cristo.

Ele é quem dissipa toda escuridão, é quem traz aos nossos corações a reconciliação tão esperada entre nós e Deus e, por amor a Ele, a "paz na Terra entre os homens de boa vontade".