terça-feira, 23 de outubro de 2018

A CRUZ DA PASTORAL JUVENIL LATINOAMERICANA


No dia dezassete de Outubro, os jovens latino-americanos vivenciaram um momento marcante no Sínodo. Entregaram ao Papa Francisco a Cruz da Pastoral Juvenil Latino-americana. Para falar sobre a Cruz e a Carta dos Jovens Latino-americanos ao Papa, o jovem Lucas Galhardo da Pastoral Juvenil da CNBB, fala ao Vatican News.
“Primeiramente – explica Lucas - a cruz representa o símbolo da Pastoral Juvenil, que é a integração das pastorais juvenis da América Latina e Caribe. A Pastoral une os jovens através de encontros, documentos, subsídios a nível latino-americano, tendo como símbolo principal a cruz”.



As cores da Cruz 

Em seguida Lucas descreve a particularidade das cores da cruz entregue ao Papa: “A cruz da Pastoral Juvenil Latino-americana, tem as cores que representam cada região dentro da Pastoral: verde, representa a Região do México e América Central; amarelo-laranja, representa a região do Caribe, vermelho, a região dos Andes e azul a região do Cone sul (Brasil, Chile, Paraguai, Uruguai e Argentina) e as cores reflectem também os vários ecossistemas da América Latina como as selvas, vulcões, praias e mar.

Ao explicar o motivo da entrega da Cruz ao Papa, Lucas diz: “A cruz é um sinal forte por parte da Igreja da América Latina, através desta cruz especial mostramos nosso desejo de partilhar, de dizer que estamos aqui, que estamos com o Papa”.