terça-feira, 31 de outubro de 2017

Proposta de Oração pela Chuva


Resultado de imagem para chuva
Caros diocesanos

O nosso país tem sofrido este ano uma prolongada seca, que muito afecta o ambiente e as culturas. Os incêndios foram extremamente gravosos, com grande número de vítimas mortais e de feridos, além de muitos danos materiais e prejuízos económicos e sociais, que é urgente colmatar.
(...)
O Missal Romano inclui orações por necessidades de vária ordem, também no que à natureza se refere. Na presente situação, proponho aos irmãos sacerdotes do Patriarcado de Lisboa que, quando a Liturgia diária o permita, celebrem a Missa para Diversas Necessidades, com a prevista Oração Coleta:

 «Deus do universo, em quem vivemos, nos movemos e existimos, concedei-nos a chuva necessária, para que, ajudados pelos bens da terra, aspiremos com mais confiança aos bens do Céu. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo». 

Além disso, pode-se sempre juntar idêntica intenção na Oração Universal.
Com a oração insistente, mais coincidiremos com a vontade de Deus, que conta sempre com a nossa corresponsabilidade. Como disse Santo Afonso e o nosso Padre Cruz tanto repetia, «quem quer o que Deus quer, tem tudo quanto quer».

Lisboa, 30 de Outubro de 2017
+ Manuel, Cardeal-Patriarca





leia o texto completo: http://www.patriarcado-lisboa.pt/site/index.php?id=8213