quarta-feira, 13 de abril de 2016

Projecto mais Inovador da Europa é Português



Henrique Silvestre Ferreira, Engenheiro Agrónomo de 27 anos, foi o vencedor do prémio “Projeto Mais Inovador da Europa” e que foi promovido pelo Parlamento Europeu, no 3.º Congresso Europeu de Jovens Agricultores que se realizou em Bruxelas nos passados 6 e 7 de abril.

Henrique, nasceu no Brasil, mas desde os doze anos que vive em Portugal, tendo obtido a sua licenciatura na Universidade de Évora. Ser distinguido na sua área profissional já não é novo para Henrique Silvestre Ferreira, já que, em 2013, foi-lhe entregue o Prémio Jovem Agricultor, no âmbito de um concurso organizado pela Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), que tem por objetivo escolher os melhores projetos agrícolas realizados em Portugal.


O projeto de Henrique consiste em produzir uvas de mesa sem grainha, seguindo a tradição familiar e as pisadas de Silvestre Ferreira, seu pai e proprietário da conhecida Herdade Vale da Rosa, perita na produção deste tipo de uvas.

A produção de uvas ocupa cerca de 6 hectares da Herdade do Vale Bom, em Ferreira do Alentejo (Beja), no entanto, de modo a financiar o projeto, numa área de 75 hectares foram também plantados brócolos, pimentos, melão, meloa e melancia.

A concurso no “Projeto Mais Inovador da Europa” estavam 13 projetos de jovens oriundos de vários países da União Europeia sendo que os projetos grego e búlgaro também forma distinguidos na categoria “Melhor Projeto”. O projeto espanhol obteve a distinção no “Projeto mais sustentável”.