quarta-feira, 28 de outubro de 2015

A Adoração dos Magos



Museu Nacional de Arte Antiga lança campanha para, até 30 de Abril, juntar 600 mil euros para comprar 'A Adoração dos Magos', de Domingos Sequeira




Entra-se no Museu, em Lisboa, e ali está ela: A Adoração dos Magos, de Domingos Sequeira. Mesmo no meio do átrio principal, a pintura de 1837 pode ser apreciada por qualquer pessoa até 30 de Abril do próximo ano. Esta não é, porém, uma exposição qualquer. O quadro, que é propriedade de um coleccionador particular, está ali a pedir ajuda: o museu precisa de 600 mil euros para comprar esta obra e apela à contribuição de todos. A campanha arrancou ontem. "Basta que cada português dê seis cêntimos. Mas como alguns estão a dar bastante mais acredito que vamos conseguir", diz, sorridente, António Filipe Pimentel, director do MNAA. "Sou um optimista."

Embora esta seja a primeira vez que um museu português organiza uma campanha de angariação de fundos com vista à aquisição de uma obra, o MNAA decidiu arriscar com esta obra de Sequeira. Não será um artista muito conhecido do grande público mas a verdade é que Domingos António de Sequeira (1768 -1837), um dos primeiros românticos portugueses, mestre em desenho e pintura, é o artista mais representado na colecção do museu, onde se incluem 45 pinturas (dos quais 23 são esboços) e 760 desenhos.

No átrio do museu, está instalada uma caixa onde qualquer pessoa pode colocar a sua contribuição que também pode ser feita através de transferência bancária. Todas as informações estão no site sequeira.publico.pt onde também será possível acompanhar a evolução da angariação e "ir pintando" um quadro virtual, onde cada 6 cêntimos correspondem a um pixel. "Esta é uma campanha que apela à cidadania, queremos que a sociedade se envolva nisto. Se todos contribuírem é muito fácil."


in: http://www.dn.pt/artes/interior/arte-antiga-pede-6-centimos-a-cada-portugues-4858112.html