sexta-feira, 19 de junho de 2015

"Laudato Si"





A encíclica "Laudato Si" ("Louvado sejas" em italiano antigo, uma referência a um cântico de São Francisco de Assis de louvor a Deus pela criação), é a primeira escrita integralmente pelo Papa Francisco, uma vez que a encíclica "Lumen Fidei", lançada pouco depois da sua eleição, foi iniciada por Bento XVI. 

A "verdadeira abordagem ecológica é sempre uma abordagem social que deve integrar a justiça nas discussões sobre o ambiente, para se ouvir quer o grito da Terra, quer o grito dos pobres". Na primeira encíclica de um Papa dedicada ao ambiente, Francisco diz que o mundo não pode ignorar as alterações climáticas sobre as quais há um "consenso científico muito consistente". 

Para Francisco, a preocupação ecológica não pode ser separada da preocupação pelos mais pobres, marginalizados e fracos. 


Os conselhos do Papa 
Nesta encíclica o Papa convida os fiéis e todas as pessoas de boa vontade a vestir a camisola pela protecção do ambiente, no sentido mais literal. "Se uma pessoa habitualmente se resguarda um pouco mais em vez de ligar o aquecimento", diz, "isso supõe que adquiriu convicções e modos de sentir favoráveis ao cuidado do ambiente." 

De igual modo, Francisco pede que se evite a utilização do plástico, aconselha a separar o lixo, utilizar transportes públicos, cozinhar apenas os alimentos que se consomem, poupar o papel e convida a uma "criatividade generosa e digna que revele o melhor do ser humano". 

Uma vez que a condição para pôr em prática estes conselhos passa, segundo o Papa, por um comportamento humilde e sóbrio e uma atitude que leva ao louvor de Deus criador, aconselha ainda a recuperar o hábito de rezar antes e depois das refeições, "porque reforça o nosso sentido de gratidão pelo que nos é dado". 


in http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=29&did=190880