sábado, 16 de maio de 2015

Dia da Família

A ONU fixou o dia 15 de maio para se celebrar o Dia da Família, tema ao qual o Papa, no seu pontificado, se vem referindo muitas vezes, salientando a necessidade de perdoar e de se apoiarem na oração.

Transcrevemos, a seguir, algumas frases do Papa que expressam o seu pensamento.

1. “Entre todas as coisas aquilo que mais pesa é a falta de amor. Pesa não receber um sorriso, não ser recebido. Pesam certos silêncios. Por vezes, também em família, entre marido e mulher, entre pais e filhos, entre irmãos. Sem amor, o esforço torna-se mais pesado, intolerável". Encontro de Famílias em Roma em Outubro de 2013.

2. “Há três palavras mágicas: “Pedir licença" para não ser invasivo na vida do cônjuge. “Obrigado", agradecer o que o outro fez por mim, a beleza de dizer “obrigado". E a outra, “desculpa", que às vezes é mais difícil, mas é necessário dizê-la". Audiência Geral na Praça de São Pedro, quarta-feira, 2 de Abril.

3. “No vosso caminho familiar, vocês partilham tantos momentos inolvidáveis. No entanto, se falta o amor, falta a alegria e o amor autêntico dá-no-lo Jesus". Carta de 2 de Fevereiro do Papa às famílias.

4. “O segredo é que o amor é mais forte do que o momento em que se discute e, por isso, aconselho aos esposos: não acabem o dia em que discutiram sem fazer as pazes, sempre". Audiência Geral na Praça de São Pedro, quarta-feira, 2 de Abril.

5. “O verdadeiro vínculo é sempre com o Senhor. Todas as famílias têm necessidade de Deus: todas, todas! Necessidade da Sua ajuda, da Sua força, da Sua bênção, da Sua misericórdia, do Seu perdão. E requer-se simplicidade. Para rezar em família requer-se simplicidade! Quando a família reza unida o vínculo torna-se mais forte". Homilia da Missa do Encontro de Famílias, que se realizou em Roma em Outubro de 2013.

6. “Se o amor é uma relação, constrói-se como uma casa. Não a queiram construir sobre a areia dos sentimentos que vão e vêem, mas sobre a rocha do amor verdadeiro, o amor que vem de Deus. A família nasce deste projecto de amor que quer crescer como se constrói uma casa: que seja lugar de afecto, de ajuda, de esperança". Palavras aos noivos que se reuniram na Praça de São Pedro no dia de São Valentim.
 
7. “Hoje, a família é desprezada, é maltratada, e o que se nos pede é reconhecer o belo, o autêntico e o bom que é formar uma família, ser família hoje; o indispensável que isto é para a vida do mundo, para o futuro da humanidade". Palavras dirigidas aos Bispos no dia 20 de Fevereiro, num encontro que tratava o tema da família.
 
8. “O matrimónio é uma longa viajem que dura toda a vida, e necessitam da ajuda de Jesus para caminhar juntos, com confiança, para se acolherem, um ao outro todos os dias, e perdoarem-se todos os dias; e isto é importante nas famílias, saberem perdoar-se. Porque todos nós temos defeitos. Todos!". Encontro de Famílias em Roma em Outubro de 2013.

9. “Quando nos preocupamos com as nossas famílias e as suas necessidades, quando entendemos os seus problemas e esperanças, (…) quando se apoia a família, os esforços repercutem-se não só em benefício da Igreja; ajudam também a sociedade inteira". Discurso dirigido aos Bispos do Sri Lanka, no dia de maio de 2014.

10. “A verdadeira alegria vem da harmonia profunda entre as pessoas, que todos experimentam no seu coração e que nos faz sentir a beleza de estar juntos, de apoiar-se mutuamente no caminho da vida". Missa de encerramento do Encontro de Famílias, em Roma.