terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Lembrar



A 27 de Janeiro de 1945, as tropas soviéticas entravam no campo de concentração de Auschwitz - foi há precisamente 70 anos. Para assinalar um dia histórico, o Expresso disponibiliza online um texto publicado originalmente a 28 de Janeiro de 1995, onde alguns dos sobreviventes evocam o drama e se reflecte sobre um episódio julgado impensável.


Linha férrea que conduzia à entrada do campo de Auschwitz


Tudo começara em 1940. As autoridades alemãs encomendaram a tarefa de organizar o campo a Rudolf Hoess, um oficial das SS que fora antes comandante do campo de concentração de Sachsenchausen. O campo tinha de ser organizado porque já não havia lugar nos cárceres da Silésia (sul da Polónia). Lá deveriam ser alojados os presos de guerra, os presos políticos e, principalmente, os representantes das nações condenadas a desaparecer: os judeus e os ciganos. Teriam de trabalhar na indústria militar da zona e também nas explorações agrícolas. O primeiro carregamento de presos polacos chegou a Auschwitz a 14 de Junho de 1940.
Hoje em dia, no cemitério de Auschwitz, podem contemplar-se milhares de óculos, dezenas de milhares de escovas, pentes e pincéis. Uma sala inteira está cheia de pratos e travessas. Noutra amontoam-se milhares de sapatos. Uma pequena parte do que deve ter restado de centenas de milhares de homens, mulheres e crianças, gaseados e queimados nos fornos crematórios de Auschwitz-Birkenau.
Ler mais: http://expresso.sapo.pt/oficio-de-matar=f908141#ixzz3Q1W6mdvX