quarta-feira, 19 de novembro de 2014

A Lotaria anda à Roda há 231 anos

Lotaria foi fundada a 18 de Novembro de 1783 por decreto da Rainha D. Maria I para suportar os custos dos Hospitais Reais dos Enfermos e Expostos

A concessão de uma Lotaria anual foi dada à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa pela Rainha D. Maria I, a 18 de Novembro de 1783. O sorteio realizava-se de forma anual e os lucros revertiam para os Hospitais Reais dos Enfermos e Expostos. Parte das receitas beneficiava ainda outras instituições científicas, como a Academia Real das Ciências.

A criação da Lotaria é um momento marcante na história da Santa Casa, que pôde assim alargar a sua acção benemerente a novos campos de actuação. O Século XVIII acentuou os problemas financeiros, colocando em causa o financiamento da instituição e o sustento dos expostos. 

Ao pedido feito pela Mesa da Misericórdia e pelos Hospitais Reais dos Enfermos e Expostos, a Rainha D. Maria I acedeu, dando autorização para a realização de um sorteio anual.

O primeiro sorteio realizou-se a 1 de Setembro de 1784 e durou 34 dias até estar completo. A partir de 1794 a Lotaria passou a realizar-se duas vezes por ano e foi-se desenvolvendo, tendo chegado até aos nossos dias com sorteios de Natal, de Páscoa e outras edições especiais, com os característicos sorteios em que os números são "cantados" pelos pregoeiros.

in: