sexta-feira, 17 de maio de 2013

Português quer acabar com desperdício de garrafas


O movimento Tara Recuperável, fundado há cerca de um ano pelo português Daniel Gomes, quer trazer para o nosso país um conceito que já é aplicado em mais de 10 países europeus onde as latas e as garrafas de bebidas (de vidro, plástico e metal) têm uma "tara recuperável" que permite aos consumidores devolver estes recipientes em troca de dinheiro.
 
Daniel Gomes conta ao Boas Notícias que a ideia do grupo surgiu depois de uma viagem à Alemanha, em 2011, onde conheceu os efeitos desta política de proteção ambiental. "Verifiquei que a maioria das embalagens de bebidas tinha tara recuperável. O resultado é que as ruas estão limpas, sem no entanto serem visíveis equipas de limpeza", acrescenta.
 
Se um valor monetário for atribuído às embalagens "estas deixam de ser consideradas lixo e passam a ter valor comercial, potenciando uma poupança" do ambiente mas também uma poupança do lado dos consumidores, dos produtores (que poupam dinheiro na aquisição das embalagens para as suas bebidas) e até das autarquias que poupam na recolha de lixo. 


Leia toda a notícia:
Boas Notícias - Português quer acabar com desperdício de garrafas