terça-feira, 5 de março de 2013

Modelo a seguir!!


Domingos Sávio - Beatificado a 5 de Março de 1950
Domingos Savio nasce a 2 de abril de 1842 em San Giovanni di Riva, perto de Chieri, na província de Turim. Cresce no seio de uma família rica em valores, desde pequeno que impressionou muitíssimo pela sua natureza humana e cristã. Esperava o sacerdote fora da Igreja, mesmo com neve, para o ajudar na santa missa.
Estava sempre alegre. Levava a vida com seriedade, tanto que – tomou a primeira comunhão com apenas sete anos – traçou num pequeno caderno o seu projeto de vida: «Confessar-me-ei muitas vezes e tomarei a comunhão todas as vezes que o confessor me permita. Vou santificar os dias festivos. E os meus amigos serão Jesus e Maria. A morte antes que pecar».
Fidelíssimo ao seu programa, sustentado por uma intensa participação nos sacramentos e de uma filial devoção a Maria, alegre no sacrifício, foi por Deus colmatado de dons e de carisma. A 8 de dezembro de 1854, proclamado o dogma da Imaculada por Pio IX, Domingos consagrou-se a Maria e começou a avançar rapidamente no caminho da santidade.
Morreu em Mondonio a 9 de março de 1857. Dom Bosco escreveu a sua biografia, e chorava cada vez que a relia. Os seus restos mortais são venerados na Basílica de Maria auxiliadora, em Turim a sua festa celebra-se a 6 de maio. Pio XI definiu-o como um «pequeno, mas grande gigante do espírito». É o patrono das mulheres grávidas, e por sua interseção registam-se a cada ano um número surpreendente de graças.