terça-feira, 7 de junho de 2011

Homília do Papa Bento XVI em Zagreb no dia 5 de Junho 2011

Neste domingo, segundo dia de visita à Croácia , e I Jornada Nacional das Famílias católicas croatas Bento XVI presidiu a uma missa no hipódromo de Zagreb, diante de dezenas de milhares de pessoas, a quem pediu que combatam a “secularização” da Europa.

Na homilia o Papa insistiu sobre a dimensão missionária da família, na educação dos filhos e em geral na participação ativa na missão da Igreja e na vida da sociedade.
Centrando especialmente a atenção na assembleia, constituída sobretudo por famílias, o Papa recordou que “a família cristã é um sinal especial da presença e do amor de Cristo”, “chamada a dar uma contribuição específica e insubstituível na evangelização”. Na verdade, “a família cristã foi sempre a primeira via de transmissão da fé” – insistiu Bento XVI, que se dirigiu em croata aos pais e mães, pedindo-lhes que se empenhem em ensinar os filhos a rezar, e em rezar com eles (palavras em croata!).

É verdade que “hoje em dia, graças a Deus, muitas famílias cristãs vão adquirindo cada vez maior consciência da sua vocação missionária… dando testemunho de Cristo Senhor”. Como dizia João Paulo, «uma família autêntica, fundada no matrimónio, é em si mesma uma “boa notícia” para o mundo».