quarta-feira, 16 de março de 2022

10 personagens que nos ajudam a viver melhor a Quaresma.


1 SAMARITANA
É o exemplo da pessoa afastada, que se encontra com Jesus, se abre ao diálogo, se deixa interpelar, abre a sua consciência e Jesus transforma a sua vida.

2 O CEGO DE NASCENÇA
Representa a escuridão e cegueira como uma doença do corpo e da alma. Quaresma é descobrir as obscuridades da nossa vida cristã e buscar a mão purificadora de Jesus, que, através da sua Igreja, purifica a nossa alma.

3 MARIA DE NAZARÉ
Maria de Nazaré ajuda-nos permanecer ao pé da cruz dos nossos irmãos e a saber acompanhá-los com a nossa presença e amor nas suas vias dolorosas. (Jo 19, 25-27).

4 A MULHER ADÚLTERA
Personifica a capacidade da misericórdia de Jesus Cristo. Chama à sinceridade de coração e a uma vida reta. Alerta sobre os nossos juízos e preconceitos. Testemunha o potencialidade salvadora do olhar compassivo de Jesus Cristo. (Jo 8,1-11)

5 O PAI DO FILHO PRÓDIGO
É a imagem de Deus Pai rico em misericórdia. Não pergunta, não leva em conta o mal, mas está sempre pronto para o abraço do perdão, da reconciliação e da vida nova.

6 O IRMÃO DO FILHO PRÓDIGO
Faz "contas", é calculista, tem tudo apontado, tem as suas razões e os seus direitos. Mas desconhece as verdadeiras razões da gratuidade, do perdão e do amor.

7 NICODEMOS
Representa o homem completo, religiosa e reto que procura a verdade.

8 O PARALÍTICO DA PISCINA DE BETSAIDA
O protótipo do doente à espera da cura e que precisa da ajuda dos outros.

9 LÁZARO
É o amigo de Jesus. É um dos três irmãos em cuja casa Jesus gostava de estar (Jesus frequentava a casa dos irmãos – o que é muito simbólico e significativo). Nós também, se acreditarmos, se mantivermos e cultivarmos a amizade com Jesus, poderemos dar testemunho dela com as nossas relações fraternas.

10 FILHO PRÓDIGO
É a imagem dos que fazem mau uso da sua liberdade e dos seus direitos. E representa aqueles que, conscientes da sua situação de prostração, se põem a caminho, deixam-se guiar pela reconciliação e experimentam o dom e a imensa graça do perdão e do amor.

in: