segunda-feira, 3 de junho de 2024




Havia um agricultor que produzia milho de excelente qualidade. Todos os anos ganhava o prémio por cultivar o melhor milho.
Um ano, um jornalista entrevistou-o e descobriu algo interessante sobre a forma como ele cultivava o milho.
O repórter descobriu que o agricultor partilhava as suas sementes com os seus vizinhos. 
"Porque é que partilha as suas melhores sementes com os seus vizinhos, se todos os anos elas competem com as suas?", perguntou-lhe o repórter.
Respondeu o agricultor:
- "não sabe? O vento apanha o pólen do milho maduro e leva-o de um campo para outro. Se os meus vizinhos cultivarem milho de qualidade inferior, a polinização cruzada estará constantemente a degradar a qualidade do meu milho. Se eu quiser cultivar bom milho, tenho de ajudar os meus vizinhos a cultivar bom milho".

Lição de moral:
O mesmo se pode aplicar às nossas vidas. Se quisermos viver uma vida feliz e com significado, temos de ajudar a enriquecer a vida dos outros.