quinta-feira, 27 de junho de 2024

Mensagem do Patriarca de Lisboa


Caminhemos na Esperança! Com Cristo, missionários do Evangelho, em Igreja sinodal, somos peregrinos de esperança.

1. A Igreja vive de uma presença (cf. Mt 28, 20), uma presença que lhe dá vida, a anima, a inspira, a conduz, a move e mobiliza. É a presença de Cristo ressuscitado, vivo no meio de nós. Não é uma mera promessa, mas a Verdade, a Razão, a Vida da Igreja: do que é, de quanto faz, de quanto é chamada a fazer.


Um programa pastoral não pode ser outra coisa, senão a permanente disposição para revelar ao mundo o que somos, o que pensamos, o que queremos e o como nos propomos caminhar, principalmente, acolhendo no hoje da vida do Povo de Deus, que se quer comunitária, esta presença transformadora (cf. Hb 3, 12-13). Desde a inauguração do novo tempo da salvação, o anúncio por excelência e o cerne da esperança é a certeza de que Cristo está connosco, caminha ao nosso lado, faz-se companheiro de jornada.

Leia a mensagem completa em:

https://www.patriarcado-lisboa.pt/site/index.php?id=12250&fbclid=IwZXh0bgNhZW0CMTEAAR1mEvvol8esSQttpZYune4tZSwA7lOgRNIqUsZU7DB3u3zwApJvw-7XQmk_aem_EQbClTlJ-Hc1cb7itHqvbA

 

quarta-feira, 12 de junho de 2024

As Marchas são Hoje!! Não perca!

Desfile das Marchas Populares na Avenida

A 12 de junho os lisboetas rumam à Avenida da Liberdade para a noite mais longa das Festas de Lisboa: a noite das Marchas Populares!
Os bairros vão cantar Lisboa e o Tejo, tema da Grande Marcha deste ano, na maior festa popular da cidade, que tem começo marcado para as 21h00.

Alinhamento:

Dança de Dragão
Marcha Infantil das Escolas de Lisboa
Marcha Infantil “A Voz do Operário”
Marcha dos Mercados
Marcha Santa Casa
Marcha dos Olivais
Marcha de Alfama
Marcha da Baixa
Marcha de Santa Engrácia
Marcha de Carnide
Marcha do Castelo
Marcha da Bela Flor-Campolide
Marcha de Alcântara
Marcha da Bica
Marcha da Madragoa
Marcha de São Vicente
Marcha do Bairro da Boavista
Marcha do Bairro Alto
Marcha da Graça
Marcha do Alto do Pina
Marcha de Belém
Marcha de Marvila
Marcha da Penha de França
Marcha da Mouraria
Marcha do Lumiar

Saiba mais na revista das Marchas Populares neste link


 

segunda-feira, 3 de junho de 2024




Havia um agricultor que produzia milho de excelente qualidade. Todos os anos ganhava o prémio por cultivar o melhor milho.
Um ano, um jornalista entrevistou-o e descobriu algo interessante sobre a forma como ele cultivava o milho.
O repórter descobriu que o agricultor partilhava as suas sementes com os seus vizinhos. 
"Porque é que partilha as suas melhores sementes com os seus vizinhos, se todos os anos elas competem com as suas?", perguntou-lhe o repórter.
Respondeu o agricultor:
- "não sabe? O vento apanha o pólen do milho maduro e leva-o de um campo para outro. Se os meus vizinhos cultivarem milho de qualidade inferior, a polinização cruzada estará constantemente a degradar a qualidade do meu milho. Se eu quiser cultivar bom milho, tenho de ajudar os meus vizinhos a cultivar bom milho".

Lição de moral:
O mesmo se pode aplicar às nossas vidas. Se quisermos viver uma vida feliz e com significado, temos de ajudar a enriquecer a vida dos outros.