No próximo sábado, 30 de setembro, realiza-se na Praça de São Pedro, no Vaticano, uma vigília ecuménica de oração pelo Sínodo sobre a Sinodalidade, que se inicia no dia 4 de outubro, depois de um caminho de três anos nas dioceses dos cinco continentes.
A vigília integra-se no evento “Together – Encontro do Povo de Deus”, presidido pelo Papa Francisco, e conta com a presença de líderes das Igrejas Ortodoxa, Protestante e Evangélica, além de alguns delegados fraternos e membros da Assembleia Geral do Sínodo.
Com o mesmo espírito, estão a ser organizadas em vários pontos do mundo, na mesma data ou próximo, orações comunitárias pelo Sínodo. Há já cristãos de diferentes igrejas a partilhar a oração e reflexão nos seus próprios países.
Como acompanhar?
A vigília ecuménica de oração vai ser transmitida em direto pelo Vatican Media. Das 16h30 às 18h00, é transmitido o programa que antecede a Vigília, e, das 18h00 às 19h00, a oração presidida pelo Papa Francisco na presença do Patriarca Bartolomeu, do arcebispo Justin Welby, da secretária geral da Federação Luterana Mundial, Rev. Anne Burghardt, e de vários líderes religiosos de diferentes denominações.
No canal Vatican Media YouTube será possível acompanhar todo o programa em oito idiomas: italiano, inglês, francês, espanhol, português, alemão, polaco e árabe.
Mais informação disponível no site da iniciativa Together: www.together2023.net