sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

Cardeal D. José Tolentino Mendonça é o Prémio Pessoa 2023

 


José Tolentino Mendonça é o Prémio Pessoa 2023. O anúncio foi conhecido esta quinta-feira em Sintra. O Cardeal português, Prefeito do Dicastério para a Cultura e Educação, bem como poeta é a segunda figura da igreja a ser distinguida com o Prémio Pessoa. O primeiro foi o Cardeal Patriarca Emérito D. Manuel Clemente, em 2009.

A 37ª edição do galardão recaiu sobre o Cardeal Tolentino Mendonça que nas palavras do júri é uma personalidade que se distingue de forma “notável e diversificada” na sua “atividade intelectual”, que “projeta uma visão do mundo norteada por uma espiritualidade que pretende acolher, compreender e transcender as dilacerações, conflitos e sofrimentos da Humanidade”.

O Cardeal D. Tolentino Mendonça já confirmou que irá doar o valor do Prémio. Em comunicado, a Quetzal, editora que publica os livros de ensaio do premiado refere que o cardeal "optou por entregar a totalidade do Prémio Pessoa, no valor de 60 mil euros, a uma instituição de solidariedade".

segunda-feira, 11 de dezembro de 2023

Histórias para pensar

 A FÁBULA DO IMBECIL

“Dizem que, numa pequena cidade, um grupo de pessoas se divertia com o "imbecil" local, um pobre coitado, de "pouca inteligência", que vivia fazendo pequenas tarefas e pedindo esmolas.
Todos os dias, alguns homens chamavam o "estúpido" para o bar onde se encontravam e ofereciam-lhe para escolher entre duas moedas: uma grande, de menor valor, e a outra menor, valendo cinco vezes mais.
Ele levava sempre a maior e a menos valiosa, o que era uma risada para todos.
Um dia, alguém a assistir à diversão do grupo com o homem "inocente", chamou-o de lado e perguntou-lhe se ele ainda não tinha percebido que a moeda maior valia menos e ele respondeu:
"Eu sei, eu não sou tão estúpido. Ela vale cinco vezes menos, mas no dia em que eu escolher a outra, o jogo termina e eu não vou mais ganhar moeda alguma."
Essa história podia terminar aqui, como uma piada simples, mas várias conclusões podemos tirar desta fábula:
A primeira: quem parece um idiota, nem sempre o é.
A segunda: quem foram os verdadeiros idiotas da história?
A terceira: ambição excessiva pode acabar com a fonte de rendimento.
Mas a conclusão mais interessante é:
1° - Podemos ficar bem, mesmo quando os outros não têm uma boa opinião sobre nós mesmos;
2° - O que importa não é o que os outros pensam de nós, mas o que cada um pensa de si mesmo;
3° - O verdadeiro homem inteligente é aquele que parece ser um idiota na frente de um idiota que parece ser inteligente!
Pode ser uma imagem de dinheiro e texto


Todas as r

quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria






A História de Portugal regista dois momentos altos na recuperação da sua independência: a Revolução 1383-1385 e a Restauração de 1640.

A Solenidade da Imaculada Conceição liga estes dois acontecimentos decisivos na História da independência de Portugal e no contexto das Nações Europeias. Segundo secular tradição foi o condestável D. Nuno Alvares Pereira quem fundou a Igreja de Nossa Senhora do Castelo em Vila Viçosa e quem ofereceu a imagem da Virgem Padroeira, adquirida na Inglaterra. Este gesto do Contestável reconhece que a mística que levou Portugal à vitória veio da devoção de um povo a Nossa Senhora da Conceição.

A espiritualidade que brotava da devoção a Nossa Senhora da Conceição foi novamente sublinhada no gesto que D. João IV assumiu ao coroar a Imagem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa como Rainha de Portugal nas cortes de 1646.

De tal modo a Imaculada Conceição caracteriza a espiritualidade dos portugueses, que durante séculos o dia 8 de dezembro foi celebrado como "Dia da Mãe"

O dia 8 de dezembro transcende o "Dia Santo" dos Católicos e engloba indubitavelmente a comemoração da Independência de Portugal, que o dia 1 de dezembro retoma. O feriado do dia 8 de dezembro é religioso, mas é também celebrativo da cultura, da tradição e da espiritualidade da alma e da identidade do povo português.

A Conceição Imaculada da Virgem é um dogma de fé segundo o qual Maria é considerada a primeira redimida pela Páscoa de Cristo.



P. Francisco Couto
Reitor do Santuário de Vila Viçosa, professor do Instituto Superior de Teologia de Évora
P. Senra Coelho, professor do Instituto Superior de Teologia de Évora, Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa
In Agência Ecclesia
Publicado em 06.12.2015

https://www.snpcultura.org/imaculada_conceicao_e_historia_portugal.html

quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

A alegria de Dar e de se Dar

 



Chegou a época mais especial do ano, e estamos entusiasmados em anunciar a 35.ª Festa de Natal da Comunidade Vida e Paz. Três Dias Mágicos estão prestes a chegar à cantina da Cidade Universitária de Lisboa - 16, 17 e 18 de dezembro -, dedicados às pessoas em situação de sem-abrigo ou em condição de vulnerabilidade.

Nestes 35 anos, a Festa de Natal da Comunidade tornou-se uma tradição, uma fonte de esperança na vida de quem mais precisa! Proporcionamos refeições, atendimentos na área de cidadania, cuidados médicos, duches, barbeiro, roupa e muita animação.

Junte-se a nós e proporcione um Natal especial próximo daqueles que mais precisam.

Contribua com o seu donativo:

IBAN: PT50 0036 0000 9910 5505051 96
MB Way: 912 340 222

segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

Honestidade





Três estudantes não fizeram um exame, porque não estudaram. Eles elaboraram um plano; sujaram-se com graxa, óleo e gasolina e foram ao professor:
"Professor, pedimos desculpas. Não pudemos vir ao exame, pois estávamos num casamento e no caminho de volta o carro quebrou, por isso estamos tão sujos, como pode ver".
O professor entendeu e deu-lhes três dias para se prepararem. Apos três dias, eles foram ao exame muito bem preparados porque tinham estudado.
O professor colocou-os em salas separadas e aplicou a prova que tinha apenas 4 perguntas:
1. Quem casou com quem?
2. Que horas o carro quebrou?
3. Onde exatamente o carro quebrou?
4. Qual é a marca do carro?
NOTA: Se as respostas forem idênticas, estarão aprovados.
Boa Sorte !
Ser honesto significa escolher não mentir, roubar, enganar ou trapacear de modo algum. Quando somos honestos, desenvolvemos a força de caráter.
A honestidade não é para poucos, mas para todos. 




quinta-feira, 30 de novembro de 2023

800 Anos do Presépio Franciscano

 

A Província Portuguesa da Ordem Franciscana convida-o(a) para a Exposição de Presépios celebrativa do 8º Centenário de Presépio de S. Francisco de Assis (Greccio 1223), a decorrer no Seminário da Luz, entre 8 de dezembro e 6 de janeiro.

Poderá apreciar cerca de 200 presépios, confeccionados em variados materiais e provenientes das diferentes partes do país.

Venha e traga a família!

A entrada (pela porta do Externato) é livre.


terça-feira, 28 de novembro de 2023

Exercitar a esperança em tempo de espera


«Radiante de alegria, na esperança de em breve receber o meu Deus»

Retiro de Advento | 8 a 10 de dezembro de 2023

Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo

CONDIÇÕES GERAIS DE PARTICIPAÇÃO

Inscrição: obrigatória e sujeita a confirmação.

# Formulário de inscrição AQUI 

# Para mais informações: pastoral@fatima.pt / +351 249 539 600

Alojamento: sugerem-se as Casas de Retiros do Santuário.

# Para marcar (indicando a participação neste retiro): hospedagem@fatima.pt

sexta-feira, 24 de novembro de 2023

Bom fim de semana!




"Como culpar o vento pela desordem feita,
se fui eu, quem deixou a janela aberta?"





terça-feira, 21 de novembro de 2023


A Comunidade Vida e Paz precisa de roupa de inverno para homem, mulher e criança, acessórios (cintos, mochilas, gorros e luvas) e mantas para aquecer, em dias de maior frio, as pessoas em situação de sem-abrigo.

Pode entregar o seu donativo de 2feira a Domingo das 9h às 13h e das 14h às 20h, na Sede da Comunidade na Rua Domingos Bomtempo, n.º7, 1700-142 Lisboa.

Pode ainda fazer o seu donativo para:
IBAN: PT50 0036 0000 9910 5505051 96
MB Way: 912 340 222

 

sexta-feira, 17 de novembro de 2023

Não Fume, pela sua Saúde!

 



O tabagismo é em Portugal, como no resto do mundo, a principal causa de morte evitável. De facto, por cada cigarro que fumamos perdemos em média 8 minutos de vida. No total, um homem fumador está a arriscar perder, em média, cerca de 13 anos de vida, enquanto uma mulher perde cerca de 15 anos de vida.


Rápidos benefícios ao deixar de fumar

  • Ao fim de 20 minutos, a pressão arterial e a frequência cardíaca começam a normalizar e a temperatura das mãos e pés volta ao normal
  • Às oito horas, os níveis de monóxido de carbono normalizam
  • Às 24 horas, o risco de doença cardiovascular começa a diminuir
  • Ao fim de duas a três semanas, a circulação melhora e o risco de enfarte agudo do miocárdio continua a diminuir e há ainda uma melhoria de 30% da função pulmonar
  • Ao fim de um a nove meses, a falta de ar e a tosse diminuem, bem como as alergias e as infecções respiratórias
  • Ao fim de um ano, o risco de ataque cardíaco desce para metade
  • Aos cinco anos, o risco de ataque cardíaco e de acidente vascular cerebral torna-se igual ao de uma pessoa que nunca fumou
  • Aos quinze anos, o risco de cancro do pulmão é praticamente igual ao de uma pessoa que nunca fumou.

quinta-feira, 9 de novembro de 2023

Patriarca convida diocese a peregrinar a Fátima para agradecer


“Lanço-vos um convite a que no próximo dia 10 de dezembro, em peregrinação, em louvor, em gratidão, vamos ao altar do mundo que é Fátima para oferecer à Virgem Santíssima o nosso imenso obrigado pelas graças que recebemos, e que Portugal recebeu e que Lisboa recebeu, com a Jornada Mundial da Juventude. Foi um tempo de graça, foi um Pentecostes, foi um tempo de alegria, foi um tempo em que no céu da juventude de Portugal resplandeceu um sol de esperança, um sol de otimismo”, convoca D. Rui Valério.



quarta-feira, 8 de novembro de 2023

Dia Mundial do Urbanismo


Comemorado, anualmente, a 8 de Novembro, o Dia Mundial do Urbanismo reflete a importância que o urbanismo tem para o crescimento de uma cidade nas suas várias dimensões, nomeadamente: técnica, o económica, o administrativa e o ambiental.

 

sexta-feira, 20 de outubro de 2023

Economia Social e Solidária


Incluído nas comemorações do seu 55º aniversário de atividade continuada no âmbito do desenvolvimento comunitário, a Fundação CEBI irá promover o Encontro "Economia social e solidária - Futuro e Inovação", a 23 de novembro, na sua sede, em Alverca do Ribatejo.                                                     

Através de uma reflexão conjunta, este Encontro visa obter insights sobre a possibilidade de sucesso e de promoção na inovação social das organizações, aumentando a consciencialização sobre o potencial das mesmas ao nível do desenvolvimento, da promoção da equidade, do reforço da coesão social e dos comportamentos solidários.

Inscrições gratuitas mas limitadas à capacidade da sala.


 

quinta-feira, 19 de outubro de 2023

Propostas vocacionais para o ano pastoral 2023-24



O Setor de Animação Vocacional do Patriarcado de Lisboa apresentou as propostas de acompanhamento vocacional que vão ser oferecidas ao longo deste novo ano pastoral.


Numa carta enviada esta segunda-feira ao clero diocesano, o diretor deste setor convida à colaboração. “Deus continua a chamar pessoas concretas para viverem no seu mistério de amor e para as atrair a uma missão concreta no mundo e na Igreja. Somos interpelados a colaborar cada vez mais com esse mistério da vocação cristã e a continuar a pedir ao Senhor que faça brotar na Igreja de Lisboa corações disponíveis para o que Ele quiser”, garante o padre Bernardo Trocado.

Luzeiros: Campos Vocacionais para raparigas do 7º ao 12º ano

Contactos e inscrições: 914090398, 966961693, vocacoesxpto@gmail.com e https://vocacoes.patriarcado-lisboa.pt/luzeiros/

Pavio: Grupo de acompanhamento e formação vocacional para raparigas maiores de 18

Contactos: 914090398, 966961693 e vocacoesxpto@gmail.com

“Pré Seminário”: Campos Vocacionais para rapazes do 6º ao 11º ano

Contactos e inscrições: 914386312, preseminariodelisboa@gmail.com e https://linktr.ee/preseminario.lisboa

Companheiros de São Paulo “Pré Seminário”: acompanhamento vocacional para rapazes (12º e universitários)

Contactos: 967003249, preseminariodelisboa@gmail.com e https://linktr.ee/preseminario.lisboa

“Com votos de um fecundo ano pastoral ao serviço da nossa diocese, esperamos que todos possam fazer a experiência de escutar a voz do Senhor e partir com Ele para a missão do Evangelho”, termina a carta do Setor de Animação Vocacional do Patriarcado de Lisboa.

  • Cartaz disponível AQUI

segunda-feira, 16 de outubro de 2023

PAZ PARA A TERRA SANTA - Nota da Comissão Nacional Justiça e Paz



PAZ PARA A TERRA SANTA

Nota da Comissão Nacional Justiça e Paz



Com muita tristeza assistimos ao eclodir de uma guerra que se prevê de dramáticas consequências na região que com muita estima designamos como Terra Santa.

O conflito foi desencadeado por ações terroristas de larga escala que vitimaram centenas de cidadãos israelitas inocentes, ações que merecem veemente repúdio.

Mas também são de condenar reações a esses ataques que vão para além de uma atitude defensiva, antes se enquadram numa atitude retaliatória de vingança e que também vitimam cidadãos palestinianos inocentes.

Diante deste cenário, há que evitar uma espiral de violência que não tem fim e provoca apenas destruição, sofrimento e morte de um e outro lado.

A Comissão Nacional Justiça e Paz junta a sua voz ao apelo do Papa Francisco dirigido a todos os governos e organizações que possam contribuir para a busca de soluções diplomáticas para esta guerra.

Não esquecemos que uma solução duradoura destes recorrentes conflitos passará sempre por enfrentar a sua raiz, por uma paz alicerçada na justiça que implica o respeito de todos os legítimos direitos dos povos israelita e palestiniano.

Convidamos também à oração pela Paz nesta Terra que, mais do que qualquer outra, a viu proclamada de diferentes formas ao longo da História.



Lisboa, 11 de outubro de 2023 (memória do Papa São João XXIII)

A Comissão Nacional Justiça e Paz

sexta-feira, 13 de outubro de 2023

Nossa Senhora de Fátima

 


Sexta aparição de Nossa Senhora

Local: Cova da Iria

Data: 13 de outubro de 1917

Pessoas presentes: 50000 a 70000

«– Que é que Vossemecê me quer?
– Quero dizer-te que façam aqui uma capela em Minha honra, que sou a Senhora do Rosário, que continuem sempre a rezar o Terço todos os dias. A guerra vai acabar [ainda hoje] e os militares voltarão em breve para as suas casas.
– Eu tinha muitas coisas para Lhe pedir: se curava uns doentes e se convertia uns pecadores, etc.
– Uns sim, outros não. É preciso que se emendem, que peçam perdão dos seus pecados.
E tomando um aspecto mais triste:
– Não ofendam mais a Nosso Senhor que já está muito ofendido! {Se o povo se emendar, acaba a guerra e, se não se emendar, acaba o mundo.}
[– Ainda me quer mais alguma coisa?
– Já não quero mais nada.]
E, abrindo as mãos, fê-las reflectir no Sol. E enquanto que se elevava, continuava o reflexo da sua própria luz a projectar no Sol.
[...]
Desaparecida Nossa Senhora na imensa distância do firmamento, vimos, ao lado do sol, S. José com o Menino e Nossa Senhora vestida de branco, com um manto azul. São José com o Menino pareciam abençoar o Mundo, com os gestos que faziam com a mão em forma de cruz. Pouco depois, desvanecida esta aparição, vi Nosso Senhor e Nossa Senhora que me dava a ideia de ser Nossa Senhora das Dores. Nosso Senhor parecia abençoar o mundo da mesma forma que São José. Desvaneceu-se esta aparição e pareceu-me ver ainda Nossa Senhora em forma semelhante a Nossa Senhora do Carmo.»



Memórias da Irmã Lúcia I. 14.ª ed. Fátima: Secretariado dos Pastorinhos, 2010, p. 180-181 (IV Memória); a secção entre parênteses retos consta do interrogatório do pároco, de 16 de outubro de 1917, em Documentação Crítica de Fátima, vol. I. Fátima: Santuário de Fátima, 1992, p. 24, e a secção entre chavetas do interrogatório do Dr. Formigão, em Documentação Crítica de Fátima, vol. I, p. 142.

in: https://www.fatima.pt/pt/pages/narrativa-das-aparicoes

terça-feira, 10 de outubro de 2023

Programa da Pastoral Juvenil para o ano pastoral


    Programa da Pastoral Juvenil para o ano pastoral



    Este programa é uma proposta conjunta do Serviço da Juventude, da Pastoral Universitária e do Setor de Animação Vocacional e “pretende dar continuidade à experiência vivida na Jornada Mundial da Juventude”, segundo uma nota enviada esta semana ao clero diocesano.

    Recorde-se que o programa da Pastoral Juvenil foi apresentado pelo Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, no passado dia 28 de setembro, num bar no Cais do Sodré, numa iniciativa que reuniu mais de uma centena de jovens.


    Principais momentos do ano pastoral:

    Encontros JMJ – 14 e 15 outubro
    JDJ – 26 novembro
    Fórum Geração Rise Up – 8 a 10 dezembro
    Peregrinação a Fátima – 10 dezembro
    Oração Ecuménica – 20 janeiro
    Via Sacra – 16 fevereiro
    Vigília da Misericórdia – 16 março
    Pentecostes – 18 maio
    Festival da Juventude – 6 julho


    O Programa da Pastoral Juvenil do Patriarcado de Lisboa para o corrente ano pastoral 2023-24 pode ser descarregado
  •  AQUI

segunda-feira, 2 de outubro de 2023

Parabéns Rosa Mota!

A nossa atleta Rosa Mota bateu ontem, em Riga (Letónia), o recorde mundial da meia-maratona do escalão de 65-69 anos ao percorrer a distância em 1h26m06s. A marca foi alcançada no de correr do Campeonato do Mundo de Estrada. Rosa, que completou 65 anos no passado dia 29 de junho, mostrou, mais uma vez, a sua ótima condição física. 



https://observador.pt/2023/10/02/rosa-mota-bate-recorde-do-mundo-da-meia-maratona-para-veteranos/?utm_term=Autofeed&utm_medium=Social&utm_source=Facebook&fbclid=IwAR2BxLWdiTCmNtUAH_Ha08tOBYPl07hSwR3wo95cJSy0P0HLSpXK0Jhz2YA#Echobox=1696201812




sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Vigília Ecuménica na Praça de São Pedro - Sábado, 30 de Setembro

 


No próximo sábado, 30 de setembro, realiza-se na Praça de São Pedro, no Vaticano, uma vigília ecuménica de oração pelo Sínodo sobre a Sinodalidade, que se inicia no dia 4 de outubro, depois de um caminho de três anos nas dioceses dos cinco continentes.

A vigília integra-se no evento “Together – Encontro do Povo de Deus”, presidido pelo Papa Francisco, e conta com a presença de líderes das Igrejas Ortodoxa, Protestante e Evangélica, além de alguns delegados fraternos e membros da Assembleia Geral do Sínodo. 

Com o mesmo espírito, estão a ser organizadas em vários pontos do mundo, na mesma data ou próximo, orações comunitárias pelo Sínodo. Há já cristãos de diferentes igrejas a partilhar a oração e reflexão nos seus próprios países.

Como acompanhar?

A vigília ecuménica de oração vai ser transmitida em direto pelo Vatican Media. Das 16h30 às 18h00, é transmitido o programa que antecede a Vigília, e, das 18h00 às 19h00, a oração presidida pelo Papa Francisco na presença do Patriarca Bartolomeu, do arcebispo Justin Welby, da secretária geral da Federação Luterana Mundial, Rev. Anne Burghardt, e de vários líderes religiosos de diferentes denominações.

No canal Vatican Media YouTube será possível acompanhar todo o programa em oito idiomas: italiano, inglês, francês, espanhol, português, alemão, polaco e árabe. 

Mais informação disponível no site da iniciativa Together: www.together2023.net

terça-feira, 26 de setembro de 2023

Outono, por Fernando Pessoa

Porque já começou, recorde-se esta "Canção de Outomno", poema datado de 1910 e publicado pela primeira vez a 28 de Janeiro de 1922, na «Ilustração Portuguesa», revista semanal dirigida por Silva Graça. Atente-se ao desenho que irmana o texto, ilustração criada por Cottinelli Telmo, célebre arquitecto e cineasta português.