segunda-feira, 5 de setembro de 2022

Carta aos diocesanos de Lisboa no início do ano pastoral 2022-2023



Caríssimos irmãos e irmãs, com a muita estima e consideração que vos devo: 

1. Iniciamos o ano pastoral 2022-2023 com o horizonte cada vez mais próximo e definido da Jornada Mundial da Juventude, que se realizará entre nós na primeira semana de agosto de 2023. Com o Papa Francisco, queremos que ela seja para grande número de jovens de todo o mundo uma ocasião por excelência de renovar a esperança e reforçar a solidariedade, após tempos difíceis de pandemia, guerras e dificuldades de subsistência em geral.
(...)
2. Ainda sobre a Jornada e a sua preparação, permito-me insistir na primeira condição do seu êxito. Refiro-me à oração. A oração com que Jesus sempre iniciava e marcava a sua ação, pois tudo fazia “a partir do Pai”. Com Jesus e com Maria, constante “Serva do Senhor”, teremos de garantir em Deus tudo o que pudermos realizar. Peço encarecidamente para que em todas as comunidades se reze sempre e muito pela JMJ e os seus frutos, que hão de ser de santidade, acima de tudo. Sei que as comunidades de vida contemplativa da nossa diocese já o fazem com especial aplicação. Façamo-lo nós todos também, pessoal, familiarmente e em grupo.

(...)
5. Caros irmãos e amigos, continuemos com Deus e Nossa Senhora, que “partiu apressadamente” ao encontro de Isabel, simbolizando esta a todos os que esperam o Cristo que lhes havemos de levar. - Para isso existimos como Igreja e para tal nos dispomos agora, no início do novo ano pastoral!


Convosco, sempre grato e ao dispor,

+ Manuel Clemente, Cardeal-Patriarca de Lisboa

1 de setembro de 2022, Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação


Leia toda a mensagem em

https://www.patriarcado-lisboa.pt/site/index.php?id=11403&fbclid=IwAR3JfM32Nzt4VNE256Td7nGD85lGHgju5b5LO-QBZ3ac3lympaXI2vM7SSY