domingo, 25 de julho de 2021

Dia Mundial dos Avós e dos Idosos



MENSAGEM DO SANTO PADRE

Dia Mundial dos Avós e dos Idosos

25 de Julho de 2021

«Eu estou contigo todos os dias»


Queridos avôs, queridas avós!
«Eu estou contigo todos os dias» (cf. Mt 28, 20) é a promessa que o Senhor fez aos
discípulos antes de subir ao Céu; e hoje repete-a também a ti, querido avô e querida
avó. Sim, a ti! «Eu estou contigo todos os dias» são também as palavras que eu, Bispo
de Roma e idoso como tu, gostaria de te dirigir por ocasião deste primeiro Dia Mundial
dos Avós e dos Idosos: toda a Igreja está solidária contigo – ou melhor, connosco –,
preocupa-se contigo, ama-te e não quer deixar-te abandonado.

(...)
Querida avó, querido avô! Ao concluir esta minha mensagem, gostaria de te indicar,
também a ti, o exemplo do Beato (e proximamente Santo) Carlos de Foucauld. Ele
viveu como eremita na Argélia e lá, naquele contexto periférico, testemunhou «o seu
desejo de sentir cada ser humano como um irmão» (Enc. Fratelli tutti, 287). A sua
história mostra como é possível, mesmo na solidão do próprio deserto, interceder pelos
pobres do mundo inteiro e tornar-se verdadeiramente um irmão e uma irmã universal.

Peço ao Senhor que cada um de nós, graças também ao seu exemplo, alargue o
próprio coração e o torne sensível aos sofrimentos dos últimos e capaz de interceder
por eles. Oxalá cada um de nós aprenda a repetir a todos, e em particular aos mais
jovens, estas palavras de consolação que ouvimos hoje dirigidas a nós: «Eu estou
contigo todos os dias». Em frente e coragem! Que o Senhor vos abençoe.

Roma, São João de Latrão, na Festa da Visitação da Virgem Santa Maria, 
31 de maio
de 2021.

FRANCISCO