quarta-feira, 2 de junho de 2021

Junho

 


Junho é o sexto mês do calendário gregoriano e tem 30 dias. O seu nome é derivado da deusa romana Juno, mulher do deus Júpiter

Junho contém o solstício de verão no hemisfério norte, o dia com mais horas de luz do dia, e o solstício de inverno no hemisfério sul, o dia com menos horas de luz do dia (excluindo as regiões polares em ambos os casos). 

Junho no hemisfério norte é o equivalente sazonal a dezembro no hemisfério sul e vice-versa. No hemisfério norte, o início da tradição astronômica do verão é 21 de Junho (o verão meteorológico começa em 1 de Junho). No hemisfério sul, o inverno meteorológico começa em 1º de Junho.

Nenhum mês começa no mesmo dia da semana que Junho em qualquer ano. Este mês e Maio são os únicos dois meses para ter essa propriedade. 

Termina no mesmo dia da semana que Março em todos os anos. Começa no mesmo dia da semana em Fevereiro do ano seguinte. 

Em anos comuns, começa no mesmo dia da semana que Setembro e Dezembro do ano anterior e, nos anos bissextos, Abril e Julho do ano anterior. 

Em anos comuns, Junho termina no mesmo dia da semana que Setembro do ano anterior e, nos anos bissextos, termina no mesmo dia da semana que Abril do ano anterior.