segunda-feira, 18 de novembro de 2019

São Bartolomeu dos Mártires


Da Homilia comemorativa da canonização de São Bartolomeu dos Mártires



"Voltemos à parábola: «O que tinha recebido cinco talentos fê-los render e ganhou outros cinco». Cinco foram distribuídos a Bartolomeu, podendo ser mais. Foi primeiro o da religião, o sentido profundo das coisas. Sentido sempre almejado, desde pequeno, nesta freguesia que foi a sua, nos conventos dominicanos onde viveu depois, ou naquele em que passou os últimos anos, como no episcopado que entretanto exerceu.
Foi segundo o do estudo, a que se dedicou com tanto êxito e gosto, ensinando depois o muito que assimilara e aprofundara. Tanto que ainda lhe poderá valer o título de “doutor da Igreja”. Que bem lhe assenta o trecho de Ben-Sirá: «Vai ao encontro da sabedoria como quem lavra e semeia e espera pacientemente os seus bons frutos, porque terás um pouco de fadiga em seu cultivo, mas em breve comerás dos seus produtos».
Foi terceiro a compaixão, tão demonstrada no governo de Braga, onde sempre privilegiou os mais pobres e frágeis, na prioridade quotidiana e em momentos difíceis de peste ou aflição. Compaixão que não lhe poupou canseiras e esforços para visitar os mais desacompanhados.Foi quarto a contemplação, que lhe permitia ver Deus em tudo e tudo em Deus, fazendo de pessoas e acontecimentos outras tantas parábolas do Reino. 
Foi quinto a prudência, que nunca lhe tolheu o desassombro nem endureceu o trato, fosse com que fosse, para o maior bem de cada um.

Fico por cinco talentos para não ultrapassar a conta do Evangelho escutado. Tão exercitados foram, tão exemplarmente ficam, que nos permitem entrever a alegria de que agora goza com o seu absoluto Senhor. - Que a sua intercessão nos faça compartilhá-la também!"

Lisboa, Basílica de Nossa Senhora dos Mártires, 15 de Novembro de 2019
+ Manuel, Cardeal-Patriarca