terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Athletica Vaticana



A Santa Sé apresentou no dia 10 em conferência de imprensa a associação ‘Athletica Vaticana’, o primeiro organismo desportivo do género do Vaticano, apontando a uma futura participação em Jogos Olímpicos.

“No futuro talvez possamos pensar na bandeira do Vaticano [em Jogos Olímpicos], com um pequeno grupo de atletas, como acontece com outros pequenos Estados”, disse o cardeal Gianfranco Ravasi, presidente do Conselho Pontifício para a Cultura, à margem da apresentação.

O colaborador do Papa apontou à entada em “competição” do Vaticano em eventos como os Jogos do Mediterrâneo, para apresentar “atletas com qualidades profissionais”.
Resultado de imagem para Athletica Vaticana

A equipa da ‘Athletica Vaticana’, composta por cerca de 70 maratonistas funcionários da Santa Sé, fez a sua primeira prova em setembro de 2017, em Roma, na meia-maratona inter-religiosa ‘Via Pacis’.
Resultado de imagem para Athletica Vaticana

Uma das iniciativas marcantes deste grupo, agora constituída como associação, foi a adoção de dois refugiados gambianos, Jallow Buba e Musa Barry, em sintonia com a decisão do Comité Olímpico Internacional de criar uma equipa de atletas refugiados.


Cidade do Vaticano, 10 jan 2019 (Ecclesia)